Organização

O Parlamento se reunirá em Sessão Ordinária ao menos uma vez por mês.

Todas as reuniões do Parlamento e de suas Comissões serão públicas, salvo aquelas que sejam declaradas de caráter reservado. Cada Parlamentar ou Parlamentaria dos Estados Partes do bloco terá direito a voz e direito a um voto.
O Parlamento do MERCOSUL conta com Comissões Permanentes, Temporárias e Especiais.

O Parlamento e sua organização:
01. O Parlamento dispõe com uma Mesa Diretora, encarregada da condução dos trabalhos legislativos e de seus serviços administrativos.

Está composta por um Presidente, e um Vice-Presidente de cada um dos demais Estados Partes.

Assistida por um Secretário Parlamentar e um Secretário Administrativo.

02. O mandado dos membros da Mesa Diretora será de 2 (dois) anos, podendo seus membros ser reeleitos somente uma vez.

03. Em caso de ausência ou impedimento temporário, o Presidente será substituído por um dos Vice-Presidentes, de acordo ao que estabeleça o Regulamento Interno.
O Parlamento dispõe de Secretarias, as que funcionam com caráter permanente na sede do Parlamento.

Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação Social: responsável pelo relacionamento do Parlamento do MERCOSUL com os Congressos Nacionais dos Estados Partes, os organismos do bloco, os cidadãos, as organizações sociais e comunitárias, e a imprensa. Também é responsável por difundir as atividades da instituição junto aos meios de comunicação.

Secretaria de Relaciones Internacionais e Integração: responsável pelo relacionamento internacional do Parlamento com outros sistemas de integração (União Europeia, Comunidade Andina, UNASUR, CELAC, Sistema de Integração Centroamericana (SICA), Aliança do Pacifico, etc.) e organismos internacionais (BID, ONU, OEA, OMC, OPS, UNICEF, FAO, CEPAL, UNESCO).

Secretaria Parlamentar: lhe incumbem as tarefas de gestão e assessoramento das atividades parlamentares: Sessões Ordinárias, Extraordinárias e Protocolares; Reuniões de Comissões Permanentes e Especiais; e Reuniões públicas. Igualmente é responsável pela documentação do Parlamento, Diário de sessões, biblioteca e arquivo.

Secretaria Administrativa: responsável pela administração do Parlamento e tem como funções: a gestão financeira e contável, a correspondência oficial compartilhada com a Secretaria Parlamentar, informática, e das demais tarefas administrativas inerentes do Parlamento.