Arlindo Chinaglia Junior, nascido em 24 de dezembro de 1949, no município de Serra Azul, no Estado de São Paulo, no Brasil é médico pela Universidade de Brasília, e especialista em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo.
Atuou como Presidente do Sindicato dos Médicos do Estado de São Paulo, Vice-Presidente da Federação Nacional dos Médicos. Foi Secretário Geral e Presidente da Central Única dos Trabalhadores/SP.
É filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT) desde 1980. Atualmente, é membro do Diretório Regional do Partido dos Trabalhadores/São Paulo, do qual foi Presidente do Diretório Regional. No Estado de São Paulo, elegeu-se ainda Deputado Estadual (1991-1994) e ocupou a Secretaria de Governo da Cidade de São Paulo. Elegeu-se Deputado Federal em 1995, estando em seu sexto mandato. Presidiu a Câmara dos Deputados no biênio 2007/2009, durante a 54ª Legislatura.
Em 06 de maio de 2015, durante Reunião Ordinária da Representação Brasileira do Parlamento do Mercosul, foi eleito para o cargo de Vice-Presidente do Parlamento do Mercosul pelo Brasil. Tomou posse como Parlamentar do Mercosul na XXXIII Sessão Ordinária do Parlamento do Mercosul, realizada no dia 17 de agosto de 2015 na República Oriental do Uruguai.