Agência PARLASUL
Agência PARLASUL (10/02/2025). A Missão de Observação Eleitoral Internacional (MOE) do PARLASUL entregou nesta segunda-feira (10) seu Informe Preliminar ao Conselho Nacional Eleitoral (CNE) do Equador, após sua atuação de monitoramento nas Eleições Gerais de 9 de fevereiro de 2025.
Agência PARLASUL (08/02/2025). A Missão de Observação Eleitoral (MOE) do Parlamento do MERCOSUL (PARLASUL) segue com sua agenda de atividades em Quito, Equador, antes das eleições presidenciais e legislativas, reunindo-se nesta quinta-feira (06) e sexta-feira (07) com autoridades eleitorais, representantes de partidos políticos e especialistas em democracia. O objetivo é avaliar o andamento do processo eleitoral e fortalecer a cooperação regional em observação eleitoral.
Agência PARLASUL (06/02/2025). O Parlamento do MERCOSUL (PARLASUL) enviou uma Missão de Observação Eleitoral (MOE) Internacional ao Equador para acompanhar as eleições gerais de 2025. Nesse contexto, a Chefe da Missão, a Parlamentar Fabiana Martín, participou nesta quarta-feira (05) da conferência "Democracia e observação eleitoral no Equador e na América Latina".
Agência PARLASUL (04/02/2025). Na última quarta-feira (30/01), foi realizado no Panamá o Fórum Econômico Internacional da América Latina e do Caribe, onde o Vice-Presidente do PARLASUL, Derlis Maidana (Paraguai), participou do debate cujo tema central foi "Como Retomar a Rota do Crescimento?".
Agência PARLASUL (03/02/2025). O Parlamento do MERCOSUL (PARLASUL) está intensificando as relações diplomáticas e comerciais com o Vietnã, um dos países mais dinâmicos da Ásia e um parceiro estratégico para a expansão dos mercados sul-americanos. O Presidente do PARLASUL, Parlamentar Arlindo Chinaglia (Brasil), e o Embaixador do Vietnã no Brasil, Bui Van Nghi, se encontraram hoje (3) em Brasília para discutir iniciativas para aprofundar a cooperação econômica e política entre ambas as regiões.
Agência PARLASUL (31/01/2025). Nesta quarta-feira (30) e quinta-feira (31), autoridades governamentais e representantes do setor privado se reuniram no Fórum Internacional sobre Desenvolvimento Sustentável e Crescimento Econômico, organizado pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe (CAF). Durante o evento, foram debatidas estratégias para impulsionar o desenvolvimento econômico sustentável na região, alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) até 2030.
Agência PARLASUL (30/01/2025). O Parlamento do MERCOSUL (PARLASUL) enviará nos próximos dias uma Missão de Observação Eleitoral (MOE) Internacional ao Equador para acompanhar as eleições gerais de 2025.
Agência PARLASUL (29/01/2025). Nesta terça-feira, 28, o Conselho de Gabinete ou Conselho de Ministros do Panamá, composto pelo Presidente da República, José Raúl Mulino, e pelos ministros e diretores, tornou oficial sua entrada como Estado Associado do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL).
Agência PARLASUL (22/01/2024). O Parlamentar Arlindo Chinaglia, Presidente do Parlamento do MERCOSUL (PARLASUL), conduziu sua primeira reunião de trabalho com autoridades da Secretaria para América Latina e Caribe do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (Itamaraty). O encontro teve como objetivo central discutir temas estratégicos do MERCOSUL e apresentar as prioridades da presidência brasileira no PARLASUL para o ano de 2025.
Agência PARLASUL (16/01/2025). No último dia 9 de dezembro, durante a XCVIII Sessão Ordinária, a Comissão de Trabalho, Políticas de Emprego, Seguridade Social e Economia Social do Parlamento do MERCOSUL realizou sua reunião ordinária de forma híbrida, diretamente da nova sede do PARLASUL, em Montevidéu, Uruguai, sob a presidência do parlamentar brasileiro Paulão.
Agência PARLASUL (20/01/2024). Durante a última XCVIII Sessão Ordinária do Parlamento do MERCOSUL (PARLASUL), realizada em Montevidéu, Uruguai, o parlamentar brasileiro Arlindo Chinaglia foi eleito Presidente do organismo para o período de 2025. Com uma ampla trajetória política e institucional, Chinaglia reassume a liderança do PARLASUL, cargo que ocupou anteriormente entre 2017 e 2018.
Agência PARLASUL (16/12/2024). A Missão de Observação Eleitoral (MOE) do Parlamento do MERCOSUL (PARLASUL) apresentou seu relatório preliminar à Sala Plena do Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) da Bolívia, após as eleições judiciais realizadas no dia 15 de dezembro de 2024.