Dentre os assuntos que serão debatidos durante a XVII Sessão Ordinária, que ocorrerá no dia 28 de Abril em Assunção, no Paraguai, se encontra a Proposta de Declaração, apresentada pelo parlamentar paraguaio Héctor Lacognata, para que o Guarani seja considerado idioma oficial do MERCOSUL.
O Guaraní é um dos idiomas oficiais da República do Paraguai desde 1992, onde atualmente 85% da população utiliza como idioma oficial. Há cerca de 15 milhões de pessoas que falam o Guaraní e vivem em regiões da Argentina, Bolívia e do Brasil. Assim também, a província argentina de Corrientes, no final de 2005, declarou o Guaraní como idioma oficial juntamente com o Espanhol.
O autor da Proposta lembra que, em agosto de 1995, os ministros de Educação e Cultura dos países membros do MERCOSUL - Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai - declararam o guarani língua histórica do bloco. Como também a Decisão 31/06 do Conselho do Mercado Comum (CMC) que declara o Guaraní como um dos idiomas do MERCOSUL.
Desta forma, o Parlamento do MERCOSUL através da Comissão de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Esportes, recomenda ao Conselho do Mercado Comum (CMC) para que o Guaraní seja considerado idioma oficial do MERCOSUL permitindo que o mesmo se transforme em idioma de trabalho, assim como o Espanhol e o Português.