PARLASUL promove a recuperação do Lago Ypacaraí

Está para a consideração do PARLASUL uma Proposta de Declaração, através da qual se insta às autoridades paraguaias a impulsionar um projeto de recuperação do Lago Ypacaraí, financiado pelo Fundo de Convergência Estrutural do MERCOSUL (FOCEM).

A Declaração foi apresentada pelos Parlamentares paraguaios Ignacio Mendoza e Alfonso González Núñez. Esta chegou ao Plenário do Parlamento do MERCOSUL após ter sido analisada pela Comissão de Desenvolvimento Regional Sustentável, que elaborou um Relatório que recomenda sua aprovação.

Para os Parlamentares redatores da Declaração, o Lago Ypacaraí constitui a principal atração turística interna do Paraguai, reconhecendo-se que a área atualmente está sob uma crescente contaminação. 

O Lago Ypacaraí, que em língua guarani significa “O Lago do Senhor”, tem uma bacia de 1017 quilômetros quadrados e convoca anualmente a milhares de turistas, esta bacia é alimentada por quatro córregos menores, estes são o Yukyry, o Pirayú, San Bernandino e Areguá. Ademais, aproximadamente 10 por cento da população paraguaia moram na sua área de influência. 

Nas considerações da Declaração se indica que a Agência Japonesa de Cooperação (JICA) detectou no ano 2000, indícios sobre a existência de algas que poderiam ser tóxicas.

Por estas circunstâncias é que o PARLASUL promove esta Declaração para que as autoridades paraguaias apresentem um projeto de “Recuperação do Lago Ypacaraí” a ser financiado com recursos do FOCEM a fim de que este recurso hídrico tão importante seja recuperado em favor da saúde pública, do equilíbrio ecológico e do crescimento do turismo.  

O Membro Relator foi a Parlamentar paraguaia Mercedes González Villalba e a mesma foi aprovada.