Projeto de integração ?Águas Grandes?

Encontra-se à consideração do Plenário do Parlamento do MERCOSUL uma Proposta de Declaração pela qual se encomenda aos Poderes Executivos da Argentina, Paraguai e do Brasil, analisar o “Projeto Águas Grandes”. Este projeto é impulsionado por distintas Instituições dos três países, reunidos no Movimento Terra Guarani. 

A Proposta de Declaração foi apresentada no Parlamento do MERCOSUL pelos Parlamentares paraguaios Ricardo Canese e o parlamentar licenciado e atual Chanceler da República do Paraguai, Héctor Lacognata. 

A Proposta consiste em transformar as cidades de Ciudad del Este, Presidente Franco e  Hernandarias (Paraguai), Foz do Iguaçu (Brasil) e Puerto Yacú (Argentina) em um Centro Turístico Integrado da América do Sul, constituindo um único Parque Trinacional, formado pelos parques nacionais do Brasil e da Argentina, assim como o Parque do Salto do Monday no Paraguai. 

Ademais, o projeto pretende, construir um anel de circunvalação Rodo-ferroviário, dos três países que integre econômica, social e culturalmente as três fronteiras, somando-se além dos parques antes mencionados, a Itaipú Binacional, as Cataratas do Iguaçu e os três Aeroportos.

Os Parlamentares que apresentaram a Proposta solicitam que o PARLASUL tome o projeto como um exemplo paradigmático de como se pode realizar uma integração simétrica e conveniente para os três países. 

A Proposta chega ao Plenário com um Relatório da Comissão de Infra-Estrutura recomendando sua aprovação, e será tratada na próxima Sessão Plenária a se realizar nos dias 19 e 20 de outubro do corrente.