Agência PARLASUL (19/08/2024). Nesta segunda-feira, 19 de agosto, o Parlamento do MERCOSUL celebrou uma sessão histórica em Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu, com a presença de altas autoridades do Brasil e do Paraguai. A sessão foi presidida pela Parlamentar Fabiana Martín (Argentina), que destacou a integração regional e a livre circulação como eixos fundamentais para melhorar a qualidade de vida nas zonas fronteiriças.
Nesta II Sessão Especial, participaram como convidados a Embaixadora Gisela Padovan, do Ministério das Relações Exteriores do Brasil; Igor Gomes Rocha, Diretor Administrativo de Itaipu pelo Brasil; Iris Magnolia Mendoza, Diretora Jurídica de Itaipu pelo Paraguai; e o Prefeito de Foz do Iguaçu, Francisco Brasileiro.
A Presidente do PARLASUL, Fabiana Martín (Argentina), deu as boas-vindas aos presentes e sublinhou que “a honra de estar aqui tem uma correspondência direta com os princípios do PARLASUL. Itaipu Binacional assegura e melhora a qualidade de vida dos cidadãos, e isso também faz parte da nossa função de representar nossos povos.”
O Vice-Presidente do PARLASUL pelo Brasil, Parlamentar Arlindo Chinaglia, dirigiu os trabalhos da Sessão Especial e destacou que “com a realização da Audiência Pública no sábado, houve uma mobilização sobre a questão fronteiriça, que envolve pessoas, comércio e outros aspectos, daí surgiu a iniciativa de criar uma Comissão Temporária para tratar desses temas.”
O Prefeito de Foz do Iguaçu, Francisco Brasileiro, exortou as autoridades "para que possamos debater o MERCOSUL no âmbito das fronteiras. Agradeço também o conteúdo do debate desta jornada, especialmente importante para as cidades fronteiriças, que são cidades de integração.”
Ao tomar a palavra, a Embaixadora Gisela Padovan expressou que "trazer as sessões do PARLASUL para outros países aproxima o organismo das populações, tornando-o uma caixa de ressonância das aspirações das populações que, ao final, devem ser os donos do processo de integração." Além disso, reforçou a importância do Estatuto da Cidadania “que melhora a vida de todos.”
Igor Gomes Rocha, Diretor Administrativo de Itaipu pelo Brasil, apontou que "Itaipu foi e é uma solução para os problemas existentes entre Brasil e Paraguai. O papel integrador da ponte que estamos prestes a inaugurar também é fruto de Itaipu e do MERCOSUL.” Acrescentou que “o novo campus da UNILA também é um símbolo de integração e demonstra um compromisso de aproximar os países.”
Por sua vez, Iris Magnolia Mendoza, Diretora Jurídica de Itaipu pelo Paraguai, reiterou a importância de Itaipu, destacando que “este é um modelo de integração bem-sucedido a nível mundial e regional. Para nós, é muito importante que aqui sejam debatidos acordos que melhorem a vida dos nossos habitantes.”
O Vice-Presidente Chinaglia cedeu a palavra aos Parlamentares representantes de cada Delegação. O Parlamentar da Argentina, Diego Sartori, destacou que “é aqui que os habitantes querem falar sobre integração total, saúde, educação, cultura. Tudo o que é inerente a viver em um lugar tão estratégico como este. Todo mundo está esperando que façamos, de uma vez por todas, realidade o mercado comum do sul.”
O Vice-Presidente da Bolívia no PARLASUL, Parlamentar Adolfo Mendoza Leigue, comentou sobre Itaipu que “o efeito gerador, além da produção de energia, reflete também uma fortaleza cultural que devemos resgatar de forma integral. De outra forma, não poderíamos entender a própria universidade, UNILA, e não poderíamos compreender elementos valiosos para Foz do Iguaçu, Brasil e América Latina.”
Da mesma forma, o Vice-Presidente do Paraguai no PARLASUL, Parlamentar Derlis Maidana, afirmou que é necessário agilizar os trâmites fronteiriços, destacando que “os funcionários não devem ser encarregados de obstaculizar esses processos, mas sim de facilitá-los. A questão da segurança é inerente às fronteiras. Nossa Audiência foi muito oportuna e pertinente para que possamos continuar debatendo a integração em nossos países e, assim, trazer mais prosperidade aos nossos povos.”
Por fim, o Parlamentar Nelsinho Trad, Chefe da Delegação do Brasil, enfatizou que "a integração dos povos é a melhor resposta para a resolução de problemas. As dificuldades existem em múltiplas áreas, e a integração deve ser vista como a solução."
Concluindo as intervenções desta II Sessão Especial, o Parlamentar Daniel Peña (Uruguai) ressaltou que “esses eventos nos fazem refletir sobre o trabalho que realizamos nesses organismos e, muitas vezes, não conseguimos transmitir ao cidadão os avanços reais que foram alcançados." Finalizou falando sobre “o poder transitar livremente pelas nossas fronteiras é o primeiro passo para dizer que estamos integrados e que os cidadãos reconheçam que os acordos internacionais impactam suas vidas.”
Dessa maneira, concluiu-se a II Sessão Especial, na qual as autoridades presentes destacaram a importância de Itaipu Binacional como símbolo de integração e cooperação regional. Sublinharam a relevância dos princípios do organismo para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, enfatizaram a necessidade de fortalecer a livre circulação e a colaboração nas zonas fronteiriças, e ressaltaram o papel crucial de iniciativas como o Estatuto da Cidadania.