A Assembleia Parlamentar Euro-Latino-Americana (EuroLat) é a instituição parlamentar da Associação Estratégica Birregional, estabelecida em junho de 1999 no marco das Cúpulas UE-ALC (entre a União Europeia, América Latina e o Caribe). EuroLat foi criada em 2006 e sua Sessão Constitutiva teve lugar em Bruxelas nos dias 8 e 9 de novembro. EuroLat adota e apresenta resoluções e recomendações a várias organizações, instituições e grupos ministeriais responsáveis do desenvolvimento da Associação Estratégica Birregional.
A Secretaria está encarregada pela coordenação da participação do Parlamento do MERCOSUL nas diferentes instâncias da EuroLat. O Parlamento do MERCOSUL integra formalmente a Assembleia EuroLat desde 2009, momento em que foi aprovada a reforma do Regulamento Interno na III Sessão Plenária Ordinária de EuroLat, celebrada na cidade de Madrid, Espanha. Atualmente o PM conta com 15 bancas (das 75 que correspondem ao Componente latino americano), se tornando assim, no Parlamento regional com maior representação no foro, depois do Parlatino.
Desde a incorporação do PM, a Secretaria de Relações Internacionais tem desenvolvido as tarefas de Co-Secretaria, brindando assistência e assessoramento aos parlamentares membros da delegação e realizando a co-secretaria de algumas comissões parlamentares dentro da Assembleia. Por outra parte, se promoveu desde esta área a institucionalização do Fórum Euro-Latino-Americano da Mulher.
Atualmente o Parlamento do MERCOSUL desempenha a Co-Vice-Presidência do Organismo (Parlamentar Daniel Caggiani), a Co-Presidência da Comissão de Desenvolvimento Sustentável (Parlamentaria Julia Perié) e a Co-Vice-Presidência da Comissão de Assuntos Sociais (Parlamentar Enrique Gallo).