Agência PARLASUL (21/04/2017) O Presidente do Parlamento do MERCOSUL, em conversa com a Agência PARLASUL, manifestou que está trabalhando para apresentar uma proposta que crie um grupo de trabalho e possa ajudar a aproximar o Governo e a oposição venezuelana, em busca de uma solução para o grave conflito que vive o país caribenho.
Chinaglia entende que “o único caminho para a superação do grave conflito venezuelano é o da conciliação entre as forças em conflito, amparada num diálogo democrático amplo, aberto e transparente”.
O debate sobre a criação do grupo de trabalho deverá ser discutido pela Mesa Diretora na próxima segunda-feira, 21 de abril, e, ao momento, já contaria com o apoio dos Vice-presidentes Jorge Taiana (Argentina), Daniel Caggiani (Uruguai) e Luis Rondon (Venezuela), segundo informou Chinaglia.
A situação política na Venezuela vem sendo tema de debate no Plenário do Parlamento do MERCOSUL desde 2016 e em várias oportunidades o Parlamento se pronunciou a respeito, através das Declarações n° 01/17 e 17/16, e Recomendações n° 25/16 e 26/16.
No último mês, o Presidente do PARLASUL, Parlamentar Arlindo Chinaglia, também realizou comunicações ao Ministério de Relações Exteriores da Venezuela para facilitar o deslocamento de parlamentares às reuniões do órgão, assim como, se manifestou sobre a instabilidade política naquele país, através do Comunicado de Imprensa publicado no último dia 7 de abril. A totalidade dessas manifestações demonstra que o Parlamento do MERCOSUL vem adotando uma postura conciliadora, buscando apoiar todas aquelas iniciativas de diálogo que permitam à Venezuela resolver de forma urgente e democrática sua atual situação política.