Esta segunda-feira, 17 de agosto, em horas da manhã no Edifício MERCOSUL, em Montevidéu se realizou a Reunião da Comissão de Orçamento e Assuntos Internos do Parlamento do MERCOSUL.
A Comissão definiu um cronograma de trabalho que apresentarão na próxima Sessão Plenária; “uma nova Proposta de Estatuto aos efeitos de ter uma estrutura de funcionamento e sobre tudo das obrigações e os direitos claros por parte de todos os que integramos o PARLASUL e o sistema de funcionamento do próprio parlamento” indicou o Parlamentar uruguaio Daniel Caggiani, Presidente da Comissão.
Informou que se aprovou por unanimidade o Relatório da Auditoria que o Conselho do Mercado Comum (CMC) lhe exige ao PARLASUL. Vale assinalar, que este Relatório é uma auditoria externa aos fundos que se destinam ao PARLASUL, pelo que será levado ao Pleno para que possa se aprovar.
Assistiram à Comissão os Parlamentares da Argentina Jorge Landau e Guillermo Carmona; pelo Brasil os Parlamentares Arlindo Chinaglia, Antonio Valadares e Edio Lopes; do Paraguai o Parlamentar Alfonso González Núñez; do Uruguai os Parlamentares Daniel Caggiani, Gustavo Penadés e Susana Montaner; e pela Venezuela compareceu o Presidente do PARLASUL, Saul Ortega.
Na próxima reunião da Comissão, tentativamente dentro de 30 dias, será convidado um organismo de Auditorias Públicas aos efeitos de ter outra visão sobre a possibilidade de auditar fundos públicos dos organismos do MERCOSUL.
Agencia PARLASUL - ma - pb - as