No âmbito das comissões de Direitos Humanos, Infraestrutura e Desenvolvimento Regional Sustentável, Parlamentares do MERCOSUL – Delegação Paraguai, mantiveram no dia de ontem (segunda-feira 10 de agosto) um encontro com a ONG Paraguai Renovável Antinuclear.
O Eng. Julio Pallarolas, membro da ONG, expôs ante os Parlamentares a necessidade de continuar com várias atividades, conscientizando à população sobre os riscos que implica a instalação da planta nuclear. “Não esqueçamos que em nosso país se encontra a maior reserva de água doce, o Aquífero Guarani, que poderia se ver contaminada pelo urânio e os resíduos radiativos, assim como os cultivos e o rubro pecuário, tanto da região oriental como ocidental.” Manifestaram seu temor pela possível venda de urânio à Argentina e os riscos ambientais que isso implica.
Os Parlamentares Antonio Attis, Ricardo Canese, Amanda Núñez e Mirtha Palacios, presentes na reunião, ratificaram sua rejeição à instalação da planta nuclear. O Parlamentar Alfonso González Núñez, Presidente da Delegação Paraguaia no Parlamento do MERCOSUL, manifestou que com este encontro pretende se dar um seguimento aos reclamos apresentados conjuntamente com a cidadania organizada, referente à grande preocupação pela instalação de uma planta nuclear na província de Formosa, Argentina. “No seio do Parlamento do MERCOSUL temos apresentado nossa protesta formal ante esta iniciativa da República Argentina, temos realizado várias audiências públicas, mas agora coordenaremos outros cursos de ação”, apontou o Parlamentar.
Pela ONG participaram Jose Escauriza, Víctor Benítez Insfrán e Néstor Núñez Benítez.
Fonte: Unidade de Enlace - Delgação Paraguaia