Quito 2 de Julho 2015- Esta quinta-feira, os integrantes da Mesa Diretora do Parlamento do MERCOSUL mantiveram uma reunião com o Secretário Geral da União das Nações Sul-Americanas (UNASUL) Ernesto Samper, na qual trataram os avances na conformação do Parlamento Sul-Americano.
Durante o encontro, do qual participaram Saúl Ortega, presidente do Parlamento do MERCOSUL e os Parlamentares Guillermo Carmona (Argentina), Eliana Berton (Bolívia) e Blanca Eekhout (Venezuela), se conversou sobre a necessidade de unificar os esforços legislativos dos Parlamentos regionais e sub-regionais, a fim de fortalecer a estruturação e início dos trabalhos do Parlamento da UNASUL.
O Secretário Geral Ernesto Samper assinalou que o Parlamento da UNASUL deve se nutrir das experiências do Parlamento do MERCOSUL para chegar a uma harmonização normativa que permita alcançar a plena garantia de direitos dos cidadãos sul-americanos, como a livre circulação, o aceso a espaços educativos comuns e políticas consulares conjuntas.
A Parlamentaria Blanca Eekhout destacou que somente a união é garantia da fortaleza do bloco latino-americano para enfrentar as ameaças à democracia; e que instâncias como um parlamento conjunto, são chave na consolidação dos objetivos de nossos povos.
Por sua parte, Guillermo Carmona se referiu ao aporte dos parlamentos nacionais ao processo de integração regional que deve conduzir ao fortalecimento gradual do Parlamento da UNASUL.
Ademais, o Presidente do PARLASUL, Saúl Ortega, disse: “Armamos um plano de trabalho para o novo Parlamento da UNASUL, do qual a Venezuela tem sido parte desde seus inícios, e claro, a ideia é tratar de chegar a lhe dar apoio a este parlamento cuja sede hoje se constrói em Cochabamba (Bolívia), esperamos que salga com um parto como o desejamos, com pertinência e peso político de acordo ao nível de um instrumento de integração tão importante como a UNASUL”, finalizou.
Na reunião, se ratificou também o encontro de parlamentares nacionais, e grupos técnicos e políticos em Cochabamba, nos próximos dias 15 e 16 de julho, instância na qual se espera sejam tomadas decisões fundamentais para a concreção dos múltiplos objetivos planteados para o Parlamento Sul-Americano.
Fonte: Embaixada da Venezuela em Quito