Fontes Paraguaias anunciaram que este 17 de julho será assinado em Brasília, durante a Cúpula do MERCOSUL, o protocolo de adesão da Bolívia ao bloque sub-regional.
“Paraguai acordou finalmente assinar o próximo dia 17 de julho em Brasil, durante a reunião de Chefes de Estado do MERCOSUL, o protocolo de adesão do país andino ao bloco”, remarca na sua edição de 1º de julho o jornal Paraguaio ABC.
Os parlamentos da Argentina, Uruguai e Venezuela, aprovaram a adesão da Bolívia ao bloco, porém ainda estão pendentes a do Brasil e do Paraguai. A Cúpula semestral do MERCOSUL será celebrada em Brasília, capital do Brasil, entre os dias 16 e 17 de julho.
Desde o ano passado o Governo do Paraguai tinha postergado a assinatura do protocolo de adesão da Bolívia alegando que o ingresso foi aceitado quando foi suspenso do bloco.
Do mesmo modo, Clarems Endara, Vice-Ministro de Comercio Exterior e Integração da Bolívia, informou que o Presidente Evo Morales assistirá à Cúpula, na qual se prevê a assinatura do protocolo “de parte dos países que não o tivessem feito até o momento”.
Endara declarou que a adesão dará “o pontapé inicial para a incorporação formal da Bolívia (…) então, nós em quanto seja subscrito o protocolo e quando consideremos que as condições técnicas estiverem dadas, ratificaríamos o mesmo”.
Por outra parte o Ministro das Relações Exteriores do Paraguai, Eladio Loizaga, confirmou que o presidente Horacio Cartes, tem previsto fazer uma visita oficial à Bolívia, tentativamente no dia 15 de agosto.
Fonte: La Razón
Agencia PARLASUL- ma-pb-as
Foto: EFE