Representação Brasileira no PARLASUL Aprova Estatuto de Instituto de Saúde

Com voto favorável do líder do Solidariedade, Arthur Oliveira Maia (BA), a Representação Brasileira no Parlamento do MERCOSUL (PARLASUL) referendou a criação do Estatuto do Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde (ISAGS), no âmbito do Conselho de Saúde Sul-Americano, aprovada pelos governos sul-americanos em 2012, durante a Cúpula de Lima.
O ISAGS é um organismo intergovernamental de caráter público vinculado ao Conselho de Saúde da União de Nações Sul-Americanas. Como centro de altos estudos e debate de políticas públicas, o instituto tem por atribuição, entre outras coisas, difundir e transmitir informação técnico-científica, capacitar recursos humanos e colaborar para melhora da gestão da saúde nos países do grupo.
Arthur Oliveira Maia destaca que o trabalho do PARLASUL é fundamental para o diálogo entre os países que compõem o MERCOSUL (Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela).
“Estamos convencidos de que várias questões relacionadas ao comércio, saúde, educação, cultura, tecnologia, transferência de mão de obra e conflito de fronteiras terão aqui, na Representação Brasileira, um abrigo importante, para que possamos desempenhar um papel de relevância, a fim de levar uma interlocução propositiva dos parlamentos desses países. Estou otimista com os trabalhos deste colegiado e feliz em compor a Representação Brasileira no Parlamentar do MERCOSUL”, afirmou.
Funções
Entre as funções atuais do colegiado, integrado por 27 deputados e 10 senadores, estão a análise de matérias de interesse do MERCOSUL submetidas ao Congresso Nacional e o exame de propostas encaminhados pelo PARLASUL.
O senador Roberto Requião (PMDB-PR) é o presidente da Representação Brasileira e o deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) é o vice. Na próxima segunda-feira (22), eles participarão, na Argentina, de uma reunião da Mesa Diretora do PARLASUL. “A partir daí, daremos início a um plano de trabalho que será muito importante para o MERCOSUL”, previu Maia.

Fonte: Soliedariedade na Câmara

(Com informações da Assessoria de Imprensa do deputado Arthur Maia)