Roberto Requião é eleito Presidente do Componente Latino-Americano da EuroLat

Entre os dias 3 e 5 de junho se realizaram as reuniões na sede do Parlamento Europeu, em Bruxelas. Durante a VIII Sessão Plenária da Assembleia Parlamentaria Euro-Latinoamericana (EuroLat) se escolheu como novo Presidente do Componente Latino-Americano do Organismo ao Parlamentar do MERCOSUL Roberto Requião.
O senador brasileiro Roberto Requião declarou “estarei defendendo os interesses da não intervenção na política interna de nossos países, de nossa economia e a defesa intransigente dos interesses brasileiros e dos países latino-americanos”.
Por outra parte, a senadora argentina María de los Ángeles Higonet foi ratificada como Co-Vice-Presidente do Organismo pelo Parlamento Euro-Latinoamericano. Também, o deputado argentino Omar Perotti, foi ratificado como membro da Comissão de Assuntos Econômicos, Comerciais e Financeiros.
Durante a Assembleia, se trataram os “Aspectos comerciais das varias negociações entre a União Europeia e a América Latina em curso”, entre elas, o Acordo MERCOSUL – União Europeia. Este tema seguirá se tratado nas próximas reuniões de comissão, assim como o tema das “Repercussões das negociações sobre a futura Associação Transatlântica de Comercio e Investimento e da Aliança do Pacífico” nas políticas comerciais de ambas as regiões.
A Comissão de Assuntos Econômicos, Financeiros e Comerciais abordou o tema do impacto da República Popular China nas relações econômicas e comerciais entre os países da Associação América Latina – União Europeia.
Também se abordou em forma conjunta pelos parlamentares membros da Comissão de Assuntos Econômicos e da Comissão de Assuntos Políticos o tema dos processos de reestruturação da divida soberana. Durante a reunião, os parlamentares coincidiram na necessidade de apoiar um marco internacional para regular os processos de reestruturação da dívida soberana, em especial, em consideração do atual contexto de crise monetária europeia.
É importante assinalar que esta Assembleia é o órgão legislativo da Associação Estratégica Birregional entre a América Latina e a União Europeia, a qual foi criada no ano de 2006 por decisão dos Chefes de Estado e de Governo de ambas as regiões e está integrada por 150 parlamentares: 75 europeus e 75 latino-americanos. Entre eles, membros do Parlamento Latino-Americano, o Parlamento do MERCOSUL, o Parlamento Centro-Americano, o Parlamento Andino e as Comissões Parlamentares Mistas UE-Chile e UE-México e por Europa, membros do Parlamento Europeu.
O principal produto político da EUROLAT consiste na elaboração de uma Resolução sobre os temas de interesse birregional, que é apresentada nas Cúpulas de Chefes de Estado e de Governo CELAC-UE. A próxima reunião da Comissão será na cidade de Lisboa, Portugal, durante o primeiro semestre de 2016.

Fontes:

http://www.sinmordaza.com/noticia/307417-perotti-fue-ratificado-en-la-asamblea-parlamentaria-euro-latinoamericana.html

http://www.planbnoticias.com.ar/index.php?option=com_content&view=article&id=42128:higonet-fue-ratificada-como-co-vicepresidenta-de-eurolat&catid=34:provinciales&Itemid=73}

http://www.robertorequiao.com.br/requiao-e-eleito-presidente-da-assembleia-parlamentar-euro-latino-americana-eurolat/

Agencia PARLASUL - ma - pb - as