Argentina e Uruguai assinam convenio de pago em moedas locais

Na passada sexta-feira, dia 05 de junho, na cidade de Buenos Aires, os Presidentes dos Bancos Centrais da Argentina e do Uruguai, o uruguaio Mario Bergara e o argentino Alejandro Vanoli assinaram um convênio de pagamento bilateral em moedas locais para facilitar as transações e reduzir as transferências em dólares.

O acordo se refere a um sistema bilateral de pagamentos em moedas locais e tem o objetivo de fazer que as transações entre ambos os países sejam mais fáceis e com isso reduzir a transferência de divisas em dólares. O chamado Sistema de Moedas Locais (SML) será voluntario por parte dos exportadores e importadores de ambos países sul-americanos.

Argentina e Uruguai tem intercâmbio comercial fluído ao compartilhar uma ampla fronteira terrestre e marítima, e integram o bloco do MERCOSUL, junto ao Brasil o Paraguai e a Venezuela.

“A adoção deste mecanismo permitirá avançar na des-dolarização do comercio regional e na maior integração comercial entre os países do MERCOSUL”, disse em um comunicado o Banco Central da República Argentina. A entidade bancaria Argentina, que há anos já aplica um severo controle de câmbios para proteger suas reservas internacionais e evitar a fuga de capitais, expressou que se espera que o inversor “volte a confiar no peso” frente a uma dolarização instalada entre os argentinos.

Por sua parte, o Banco Central do Uruguai, afirmou que “tanto o importador como o exportador pagam e cobram nas suas respectivas moedas, os Bancos Centrais não assumem risco de crédito significativo com sua contraparte (exceto pela margem de contingência e semanal) nem risco de crédito com as entidades financeiras”.

Segundo detalharam as instituições financeiras, este convênio permitirá economizar nos custos da transação das operações que agora se realizam em dólares, também realizar pagamentos de operações de comercio de bens, serviços e gastos relacionados com estas, assim também como pagamentos de operações de serviços, transferências unilaterais classificadas como Aposentadorias e Pensões e envio de remessas, e estimular o intercâmbio bilateral, especialmente com as PYMES.

Fonte: http://www.bcu.gub.uy/Comunicaciones/Paginas/SML_Argentina.aspx

 


Agencia PARLASUL – msa - pb - as