Projeto 'Parque Turístico das Três Fronteiras' foi apresentado em Audiência Pública ao PARLASUL

Esta segunda-feira, 15 de dezembro se realizou uma Audiência Pública na qual foi apresentado ao PARLASUL o Projeto do “Parque Turístico das Três Fronteiras”, na área tri-nacional, abarcando territórios da Argentina, Brasil e Paraguai.

Pelo PARLASUL estiveram presentes presidindo a audiência os integrantes da Comissão de Infraestrutura, Transportes, Recursos Energéticos, Agricultura, Pecuária e Pesca, em conjunto com seus pares da Comissão de Desenvolvimento Regional Sustentável, Ordenamento Territorial, Habitação, Saúde, Meio-Ambiente e Turismo, também assistiram diferentes autoridades municipais do Brasil e do Paraguai.

A Parlamentaria do Paraguai Mirtha Palacios, presidente da Comissão de Infraestrutura, acompanhou ao Vice-Presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional, Luis Sarubbi, e outros Parlamentares do MERCOSUL, durante a percorrida da zona.

Durante a atividade deu-se a conhecer o projeto, o qual foi apresentado por inversores e empresários do núcleo Iguaçu da zona brasileira, para conhecer os pontos de congregação do projeto e que compreenderia. O projeto foi apresentado e aprovado no Parlamento do MERCOSUL pela equipe Projeto de Agua Grande em março de 2010.

A Parlamentaria Palacios explicou que o “Parque Turístico das Três Fronteiras” é de grande importância para o MERCOSUL, ressaltando que é um “avanço positivo (…) este é só o primeiro passo, esta audiência não se realizará somente do lado brasileiro, mas também no território argentino e paraguaio”.

Porém, não se discutiu o tema da segunda ponte Brasil–Paraguai, que uniria as populações de Hernandarias no Paraguai com o Brasil, destinado para caminhões que passam pela Zona Turística (TZ-4) da cidade brasileira de Foz do Iguaçu. Mas a Parlamentar Palacios remarcou que o “Brasil já assinou os documentos, mas o lado paraguaio ainda não decidiu” .

Agencia Parlasul - ms - pb -as