Apostam a uma agenda conjunta que contribua à integração regional

O diretor do Instituto Social do Mercosul (ISM), Miguel Ángel Conteras Natera se reuniu com os parlamentares paraguaios do Mercosul; Eduardo Bernal (ANR), Ricardo Canesse (Tekojoja) e Miguel Ángel González Erico (PLRA). O encontro se realizou no dia 11 de dezembro, no local do Instituto Social.

Durante a reunião, Miguel Ángel Contreras Natera falou sobre a necessidade institucional de contribuir ao debate sobre integração social atendendo aspectos fundamentais como a democracia, o desenvolvimento, a interculturalidade e que em todo o ano de 2015, o ISM seguirá enfocado na realização de encontros, debates e investigações relacionados com estes temas. Na mesma linha ressaltou a importância de encontrar sinergias institucionais entre o Parlasul e o Instituto Social que contribuam a uma integração com desenvolvimento social.

Por sua parte, os parlamentares presentes saudaram a iniciativa e expressaram que apresentarão à comissão diretora e ao pleno do Parlasul, a proposta de trabalhar conjuntamente sobre os âmbitos mencionados. O Parlamentar Eduardo Bernal, destacou o atual trabalho que realiza o ISM, o qual tem dado um importante salto importante no último ano, em quanto a gerar espaços que posicionem o Paraguai como centro do debate social. Ricardo Canesse, ressaltou a importância de articular ações que deem visibilidade às instancias do Mercosul, desde seus respectivos papéis. Também, González Erico, reafirmou o compromisso de levar a proposta ao pleno do Parlasul.

O ISM fecha seu ano de atividades com este encontro de duas instancias do Mercosul para dialogar sobre seus projetos e mandatos institucionais, que fazem ao desenvolvimento dos Estados membros. É prioridade para a instituição estabelecer um diálogo próximo e trabalho mancomunado com as instituições intergovernamentais do Mercosul que se encontram em todos os países, e em forma muito especial com as que se encontram no Paraguai, com o fim de unir esforços para que este país se transforme na capital do debate social e que desde aqui possa se contribuir a diminuir as assimetrias e melhorar a qualidade de vida de todos seus habitantes, garantindo a inclusão social.

Fonte: Instituto Social do MERCOSUL