MERCOSUL realizará primeira oficina para o fortalecimento da participação social

Nos dias 24 e 25 de novembro, a cidade de Correntes, Argentina, será sede da "1ª Oficina Regional para o Fortalecimento da Participação Social no MERCOSUL. Ano Internacional da Agricultura Familiar". A oficina é organizada pela Unidade de Apoio à Participação Social do MERCOSUL (UPS), com o apoio da Casa Pátria Grande “Presidente Néstor Carlos Kirchner”, o Fórum Consultivo de Cidades e Regiões do Mercosul (FCCR), a Municipalidade de Corrientes, Mercocidades e o Parlamento do MERCOSUL.

Durante ambas as jornadas, as áreas de comunicação da Secretaria Técnica Permanente de Mercocidades e da Secretaria de Comunicação Social do Parlamento do MERCOSUL apoiarão na cobertura e difusão do evento.

Participarão da oficina, representantes de organizações e movimentos sociais dos Estados membros e associados do bloco, representantes de governos locais da região, de organizações de estudantes universitários, meios de comunicação públicos e comunitários, e centrais sindicais.

A realização da Primeira Oficina Regional se fundamenta na responsabilidade da UPS em relação à criação de espaços de encontros regionais em pós de aprofundar a consciência e cidadania regional, e fomentar um maior envolvimento e protagonismo das organizações e movimentos sociais na construção das políticas públicas do bloco.

Entre os objetivos da oficina encontramos;

- promover e ampliar o envolvimento das organizações e movimentos sociais, assim como da cidadania em geral, no esquema de integração MERCOSUL;

- promover o diálogo entre o MERCOSUL e as organizações e movimentos sociais da região;

- consolidar, fortalecer e visibilizar os espaços e mecanismos de participação social regionais; e difundir o acervo de conquistas do bloco nas suas diversas dimensões.

Durante duas jornadas, os participantes dialogarão com os painelistas que apresentarão e analisarão os contextos políticos, econômicos e sociais latino-americanos, assim como as conquistas e perspectivas do MERCOSUL. Posteriormente, elaborarão propostas de ação conjunta vinculadas aos objetivos da 1ª Oficina.

Também se apresentarão os avanços em pós da conformação do Registro de organizações e movimentos sociais do MERCOSUL, que se encontrará ativo na Internet, a partir da data da Oficina para aqueles estejam interessados em formar parte do mesmo.

O primeiro dia da Oficina constará de uma jornada aberta à cidadania em geral. Todas as discussões realizadas durante a Oficina serão transmitidas on-line para sua máxima difusão, visibilidade e transparência.

PARLASUL/rr. Com informações de Comunicação/Mercocidades.

 

 

www.mercosur.int

Facebook.com/upsmercosur

twitter: @upsmercosur