Nos próximos dias 28 e 29 de julho, se realizará na cidade de Caracas, Venezuela a XLVI Reunião Ordinária do Conselho Mercado Comum e Cúpula Presidencial do MERCOSUL.
Para a Cúpula está confirmada a assistência dos presidentes de todos os Estados Partes; Dilma Rousseff do Brasil, Cristina Fernández da Argentina, José Mujica do Uruguai e Horacio Cartes do Paraguai, anunciou o Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, quem exerce a presidência Pro-Tempore do bloco.
Também estará presente o Presidente da Bolívia, Evo Morales, quem concorrerá como membro em processo de adesão.
O chefe de Estado venezuelano também mencionou a possível participação nesta Cúpula da Presidenta chilena Michelle Bachelet; do Presidente salvadoreño, Salvador Sánchez Cerén, quem segundo algumas declarações está muito interessado na relação com o bloco, e do Presidente nicaraguense, Daniel Ortega, para fazer uma exposição sobre o canal interoceânico no qual trabalha seu país.
Do mesmo modo, segundo declarações do Presidente Maduro, debaterão a agenda para construir critérios comuns sobre os grandes temas econômicos, comerciais e sociais.
Além dos temas adiantados pelo mandatário venezuelano, o Brasil irá propor que se antecipe para este ano a adoção de um acordo de livre comêrcio entre o MERCOSUL e a Aliança do Pacífico, segundo disse em uma ronda de imprensa o Sub-Secretario Geral para América do Sul da Chancelaria brasileira, Antonio José Ferreira Simões.
Também se prevê que seja analizada a grave situação no Oriente Médio entre Israel e Palestina.
Durante a Cúpula se realizará a transferência da Presidência Pro-Tempore da Venezuela à República Argentina.
Agencia PARLASUL ma – pb - as