Encontro entre a Comissão de Infra-estrutura do Parlamento do Mercosul e a Organização Latino Americana de Energia

Quito, 23 de junho de 2014. Com o objetivo de avançar na assinatura de um Convênio Marco de Cooperação entre o Parlamento do Mercosul e a Organização Latino-Americana de Energia – OLADE, a Comissão de Infra-estrutura, Transporte, Recursos Energéticos, Agricultura, Pecuária e Pesca, manteve um encontro com o Dr. Fernando Ferreira, Secretário Executivo da OLADE, na cidade de Quito.

O Dr. Ferreira, na abertura deu as boas-vindas à Parlamentar Mirtha Palacios, Presidenta da Comissão e, aos outros membros, os Parlamentares Ricardo Canese e Agustín Portela, e à Embaixadora do Paraguai no Equador, Dona María José Argaña. O Secretário Executivo manifestou sua satisfação pelo início do diálogo entre a OLADE e o Parlamento do Mercosul, expressando o interesse de cooperar com o organismo parlamentar regional nas áreas que são de sua especialidade. Realizou uma apresentação institucional, a missão, visão e as áreas de trabalho que abarca a instituição. A OLADE está composta por 28 países da América Latina, Caribe e África. Destacou a agenda de Trabalho 2014-2016, entre eles o item que se refere a “Apoiar a formulação de políticas energéticas e a toma de decisões”.

Sua linha de trabalho se centra em estudos sobre Hidrocarbonetos, Energia e Eletricidade, buscando a eficiência energética e energias renováveis, promovendo também a equidade de gênero.

Por sua parte, a Parlamentar Palacios agradeceu a atenção e o interesse dado pela OLADE para cooperar com o Parlamento do Mercosul. “Consideramos que o assessoramento no tema energético é muito estratégico para os Parlamentares do Mercosul, já que contando com informação técnica especializada se poderão tomar as melhores decisões, a favor de nossos povos. Também manifestou o interesse do Parlamento em contar com o assessoramento de uma instituição muito respeitada e reconhecida como é a OLADE”

A Comisión de Infra-estrutura, Transporte, Recursos Energéticos, Agricultura, Pecuária e Pesca, também realizou a apresentação das suas áreas de competência, contempladas no Art. 78 do Regimento Interno. Fez-se menção ao Observatório Energético e às subcomissões criadas no âmbito da Comissão.

Uma vez terminado o intercâmbio de ideias, os representantes de ambas as instituições aprovaram o rascunho de Acordo, que será submetido à Plenária do Parlamento do Mercosul, para sua consideração e posterior assinatura.