Parlamento do Mercosul participará em Sessão Ordinária do Parlamento Andino

O Parlamento do Mercosul participará de forma institucional da Sessão Ordinária do Parlamento Andino, que se realizará na cidade de Bogotá, entre os dias 23 e 27 de junho.

Na ocasião, representará a Presidência do Parlamento do Mercosul, o Parlamentar Alfonso González Núñez, Presidente da Delegação Paraguaia, que será o chefe da comitiva, acompanhando os Parlamentares Eduardo Bernal, Juan Antonio Denis, Miguel Sosa e José Torres.

“A visita servirá para retomar o diálogo político e institucional entre ambos organismos parlamentares, apostando por um trabalho conjunto que permita estabelecer as bases para a verdadeira integração sul-americana”, expressou o Parlamentar González Núñez.

A agenda de trabalho contemplará, 1) a mobilidade humana, associada ao tráfico de pessoas e trânsito ilegal; 2) mundança climática e ambiente, a fin de proteger sua riqueza ambiental e biodiversidade, representada pelo seu ecossistema; 3) infra-estrutura, considerando o desenvolvimento vial, portuário e aeroportuário sul-americano, promovendo a execução de projetos da Rede Transul-americana de Infra-estrutura; 4) EUROLAT, fortalecendo o trabalho conjunto realizado pelos integrantes da Assambleia Parlamentar Euro-Latinoamericana.

Para a realização destes objetivos, se propõe a reativação do Grupo de Alto Nível, integrado pelas Mesas Diretoras de ambos Parlamentos e a reinstitucionalização da União Inter-parlamentar Sul-americana, sobre a base do trabalho de avaliação e monitoramento dos temas propostos que realize a Comissão de Alto Nível, se avanzará na definição de um marco institucional, que possa ser a já criada União Inter-parlamentar Sul-americana, como cenário permanente para o diálogo político, a cooperação e a coordinação de temas de complementariedade entre ambos órgãos.

Da mesma forma, o programa prevê o debate sobre a “Análise acerca da agricultura familiar campesina e comunitária” e a “Discussão e Análise sobre a rentabilidade do setor agropecuário”, intervindo neste ato o Sr. Javier Ponce Cevallos, Ministro de Agricultura, Pecuária, Aquicultura e Pesca da República do Equador, representantes da FAO e parlamentares.

Fonte: Unidade de Enlace Paraguai