PARLASUL aprova pedido de informe sobre Acordo de Associação MERCOSUL e União Europeia

O Parlamento do MERCOSUL aprovou por unanimidade na XXX Sessão Ordinária um pedido de informe ao Conselho Mercado Comum (CMC) onde solicita que este órgão detalhe os antecedentes e o estado atual das negociações do Acordo de Associação com a União Europeia (UE). O pedido de informe foi de autoria dos parlamentares integrantes do Grupo Progressista no Parlasul.

O parlamentar uruguaio Doreen Ibarra defendeu no plenário que “é imprescindível que o PARLASUL obtenha a informação adequada e ao dia, do que está acontecendo neste momento com as negociações entre a União Europeia e o MERCOSUL”. Ao mesmo tempo, ressaltou que uma vez obtido o informe, se agende uma reunião entre o Conselho do Mercado Comum (CMC) e o PARLASUL.

“A Mesa diretora resolveu [esta segunda-feira 9/6] solicitar uma reunião entre o CMC e o PARLASUL, que poderia ser em nível de Mesa Diretora ampliada com a participação da Comissão Permanente de Assuntos Internacionais, Interregionais e de Planejamento Estratégico e a Delegacão externa da Assembleia Parlamentar Euro-Latino-americana (EUROLAT) ou poderia ser no plenário do Parlamento”, sinalizou o parlamentar Ibarra.

Este encontro permitiria ao Parlamento trazer a debate elementos importantes como é o tratamento das assimetrias comerciais entre a União Europeia e o MERCOSUL, bem como a capacidade de negociação comercial conjunta dos países do bloco. Igualmente para o PARLASUL, “é essencial ter a informação ao dia e fazer questionamentos, sobretudo de assuntos sociais na discussão dessas negociações que estão sendo levadas adiante”, esclareceu o parlamentar Doreen Ibarra na última Sessão Plenária.

Por outro lado, o parlamentar brasileiro Dr. Rosinha indicou que este pedido é fundamental para os Parlamentos nacionais que não tem claro o processo entre UE e MERCOSUL. “Não se sabe em que fase está as propostas que foram elaboradas e se quer quais são as propostas que estão sendo discutidas. Apesar de todo o esforço dos países em demonstrarem transparência , essa transparência está um pouco translucida (…) então queremos que os negociadores se façam presentes no Parlamento para que debatam conosco quais são essas propostas”, disse Rosinha.

O Presidente do PARLASUL Rubén Martínez Huelmo declarou que se buscará para “o próximo 7 de julho [a adesão a] uma audiência na que atores das Chancelarias possam expressar os avanços” das negociações sobre o Acordo de Associação com a União Europeia e também para que os parlamentares possam realizar as consultas e dúvidas com respeito a este tema.

PARLASUR/ma-rr