Nesta segunda-feira, 9 de junho, após uma falsa ameaça de bomba no edifício MERCOSUL, o Parlamento do MERCOSUL deu início a sua XII Sessão Extraordinária onde recebeu o presidente do Uruguai, José Mujica, e a Comissão Interministerial do Porto de Águas Profundas (CIPAP), para a apresentação de um relatório técnico deste projeto.
Mujica iniciou o seu discurso falando da importância tanto para o Uruguai como para a região, do mencionado projeto, pelo que expressou que “não haverá integração se não temos abertura e não vamos avançar se não temos uma mínima aproximação”. Também indicou que com este porto aumentarão as vias de comunicação, o aumento de carga e descarga dos portos e a diminuição de custos de transporte, tanto para o Uruguai como para o resto da região. Referiu-se ademais que este projeto de porto multipropósito, se construirá entre os balneários “El Palenque” e “Puerta del Sol” no Departamento de Rocha, Uruguai.
Por outra parte, o Presidente da Comissão Interministerial do Porto de Águas Profundas, Pedro Buonomo, e o Subsecretário do Ministério de Transporte e Obras Públicas do Uruguai, Ing. Pablo Genta, fizeram ao plenário uma exposição onde destacaram as potencialidades do projeto. Remarcaram, principalmente, que o desenvolvimento está vinculado à captação e controle de cargas provenientes da exploração mineira e as da produção de cereais e grãos, armazenamento de hidrocarburetos e manejo de combustíveis.
Pedro Buonomo indicou os avanços das distintas etapas, passando desde o desenho a um projeto de engenharia, “iremos avançando nos estudos ambientais, para setembro deste ano termos pronto”. Também agregou que o apresentarão ao FOCEM, já que é uma oportunidade econômica e política, “o presidente Mujica o tem feito uma prioridade para que este projeto seja irreversível”, disse Buonomo.
Desta atividade participaram o Corpo Diplomático, representantes do Executivo uruguaio e autoridades internacionais. Destacamos que por primeira vez participaram das Sessões do Parlamento do MERCOSUL uma delegação de parlamentares do Estado Plurinacional da Bolívia.
Sessão Plenária em três idiomas
Durante a XII Sessão Extraordinária do PARLASUR, fez uso da palavra a Ministra da Secretaria Executiva de Políticas Linguísticas do Paraguai, Ladislaa Alcaraz de Silvero, quem aproveitou para agradecer ao PARLASUL o progresso significativo de transmitir por primeira vez a Sessão no idioma guarani, já que é um dos três idiomas oficiais do Parlamento do MERCOSUL (espanhol, português e guarani).
Na Sessão Ordinária os parlamentares aprovaram por unanimidade uma proposta de disposição pela qual se cria a Subcomissão sobre “A questão das Ilhas Malvinas”; um pedido de relatório sobre o Acordo de Associação MERCOSUL-UE; e, por último, uma recomendação para acelerar a incorporação do Estado Plurinacional da Bolívia como Estado parte do MERCOSUL.
É importante assinalar que em horas da manhã se reuniu tanto o Observatório da Democracia, a Mesa Diretora do PARLASUL e todas as Comissões Permanentes, que adiantaram os trabalhos sobre assuntos fundamentais da integração regional.
PARLASUL/ma-pb-as