No dia de ontem, quarta-feira 5 de junho, se realizou o Encontro de Policiais Comunitários de Fronteira, do Uruguai e o Brasil, na Casa da Cultura da cidade de Treinta y Tres, departamento de Treinta y Tres
Este primeiro encontro é parte de um plano de trabalho da Direção Nacional de Polícia Comunitária do Ministério do Interior do Uruguai, com o apoio de técnicos do Ministério de Relações Exteriores, e a participação do Ministério de Desenvolvimento Social (MIDES).
Assistiram representantes dos departamentos de Artigas, Rivera e Treinta y Tres, junto a uma delegação da Polícia Civil, Militar e Federal do Brasil, para fortalecer o trabalho de forma mancomunada entre as forças policiais.
O Diretor Nacional da Polícia Comunitária do Uruguai, Inspetor Sergio Guarteche, indicou que “O objetivo é nutrir nossa polícia comunitária com um elevado conhecimento nesta matéria, aqueles que fazem uma gestão de segurança humana, nesse sentido nós lhes estamos dando todas as ferramentas para que façam uma boa gestão”
O Sr. Diretor também informou que os técnicos que realizam as capacitações por parte do Ministério das Relações Exteriores são os encarregados de expor nesta atividade, por sua ação de organismo regulador das políticas de fronteira.
Esta atividade surge em consequência da existência de realidades das comunidades das fronteiras que se diferenciam substancialmente daquelas do resto do país, fazendo-se necessário conhecer e atender suas demandas desde a especialidade do Policial Comunitário.
Segundo o Diretor Nacional da Polícia Comunitária do Uruguai, está previsto realizar um segundo encontro da Polícia Comunitária Fronteiriça com a República Argentina.
PARLASUL – MA - PB - AS