Será instalado no Uruguai, o primeiro centro de monitoramento do Aquífero Guaraní. O mesmo estará na área de Pepe Núñez, departamento de Tacuarembó.
Logo que o Parlamento do Mercosul recomendasse ao Conselho Mercado Común (CMC), criar uma política comum a respeito do uso do Aquífero Guarani, os presidentes da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai assinaram um Acuerdo em 2 de agosto de 2010 no qual se constituiu um Tratado multilateral do bloco.
Segundo a imprensa uruguaia, desde este primeiro poço de monitoramento serão extraidas amostras em forma contínua, dia após dia, para saber qual é a qualidade da mesma, o volume de rocha, e o volume de água, e que valores, em termos gerais, pode têr o aquífero.
Cabe assinalar que o Acordo estabelece que quando um país se proponha empreender estudos, atividades ou obras relacionadas com o aquífero e que possam ter efeitos mais além de suas respectivas fronteiras, deverá atuar em conformidade com os princípios e normas do direito internacional.
Os governos do bloco estão comprometidos em manter o cuidado do aquífero e a continuar em tarefas conjuntas para sua melhor gestão. Este acordo sustenta que cada país exerce em seu respectivo território o direito soberano de promover a gestão, o controle e o aproveitamento sustentável dos recursos hídricos do aquífero e os utilizará “na base de critérios de uso racional e sustentável, respeitando a obrigação de não causar prejuízo sensível” aos demais países nem ao meio-ambiente.
O Acordo conquistado pelo bloco é muito importante, já que plasma a soberania destes Estados sobre o Aquífero Guarani e as responsabilidades que competen a cada um deles para a preservação de tão “preciosa posse”.
Informação do Aquífero Guaraní
O Aquífero Guarani é a maior reserva subterrânea de água doce do mundo, que se extende subterrâneamente por partes da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, representando 26% da água doce utilizável do planeta.
O Aquífero têm uma superfície de 1.175.000 km²; aproximadamente no Brasil ocupa 840.245 km²; na Argentina ocupa 225.000 km²; no Paraguai ocupa 70 .000 km²; e no Uruguay ocupa 45.000 km².
O Aquífero poderia abastecer durante 200 anos a população mundial na razão de 100 litros por habitante por dia.
A denominação do Aquífero Guarani corresponde ao geógrafo uruguaio, Danilo Antón, quem sugeriu este nome, em relação a que sua posição e extensão, coincidem com a região, onde habitou parte da população de origem guarani.
PARLASUL/ ma-pb-as