Comissão do PARLASUL e o Ministério de Obras Públicas do Chile analizaram projeto de Corredor Bioceânico

Nesta segunda-feira, 19 de maio, membros da Comissão de Infraestrutura, Transporte, Recursos Energêticos, Agricultura, Pecuária e Pesca do Parlamento do MERCOSUL, avançaram na discussão do Projeto do Corredor Bioceânico, com o Ministro de Obras de Públicas do Chile, Alberto Undurraga Vicuña.

Segundo a Presidenta da Comissão, Mirtha Palacios, para que haja integração plena dos países do Mercosul “é fundamental avançar no desenvolvimento dos projetos conjuntos de conectividade, como os corredores bioceânicos, onde o Chile têm uma presença muito forte. Esse tema forma parte de uma agenda de trabalho que temos iniciado para encaminhar isto a um futuro não muito longínquo", indicou a parlamentaria Palacios.

Pela sua parte, o Ministro de Obras Públicas chileno comentou que com esta reunião se busca avançar na integração entre o MERCOSUL e o Chile, pelo que acrescentou “que se requer que seja em infraestrutura, o que implica que avançar nos projetos de passos de fronteira e conectividade entre os dois oceanos, Pacífico e Atlântico, é tremendamente importante”.

Igualmente, o parlamentar Ricardo Canese do Paraguay propôs pensar em um Plano Ferroviário de Integração, que integre os Corredores com o Caribe. Enquanto que o Parlamentar José Alfredo Ureña da Venezuela manifestou a necessidade de revisar os planos para incluir a Venezuela nos mencionados Corredores.

Este projeto está entre os assuntos de agenda das presidentas Cristina Fernández (Argentina) e Michelle Bachelet (Chile), não só por seu alcance senão pelo custo que têm para todos os governos que trabalharão neste projeto, pelo que é um passo importante para o Parlamento do MERCOSUL, ter apreciado com o governo do Chile, o custo e as opções de financiação deste corredor bioceânico.

Os parlamentares Mirtha Palacios, Presidenta da Comissão, Ricardo Canese e Zacarías Vera Cárdenas do Paraguai; Laura Montero e Guillermo Carmona da Argentina; José Alfredo Ureña da Venezuela, assistiram ao encontro em representação da Comissão de Infraestrutura, Transporte, Recursos Energéticos, Agricultura, Pecuária e Pesca do Parlamento do MERCOSUL.

Desde o Ministerio de Obras Públicas participaram o Ministro Alberto Undurraga Vicuña, acompanhado de Sergio Galilea, Subsecretário de Obras Públicas, Gabriel Alemparte, Chefe de Gabinete, Juan Manuel Sánchez, Chefe de Assessores e Rigoberto García, Coordenador Internacional.

Próximas atividades da Comissão

A próxima reunião da Comissão está pautada para a segunda-feira, dia 9 de junho, em Montevidéu, data em que se realizará a Mesa Diretora e a Sessão Plenária. Cabe destacar que neste encontro da Comissão se informará ao resto dos integrantes, os resultados da reunião com o Ministro de Obras Públicas do Chile.

Próximamente no Paraguai, se realizará uma audiência pública dos parlamentares paraguaios do Parlamento do MERCOSUL, pelo tema da instalação da Usina de Urânio em Formosa, República Argentina.

No próximo dia 23 de junho na cidade de Quito, a Comissão têm prevista a visita ao Secretário Executivo da Organização Latinoamericana de Energia (OLADE) para tratar vários temas vinculados à área energética.

PARLASUL/ma-pb-as