Ministro de Obras Públicas do Chile discutirá sobre Corredor Bioceânico com Comissão do PARLASUL

Nesta segunda-feira, 19 de maio, a partir das 9 horas, membros da Comissão de Infraestrutura, Transporte, Recursos Energéticos, Agricultura, Pecuária e Pesca do Parlamento do MERCOSUL, se reunirão na cidade de Santiago do Chile com o Ministro de Obras Públicas desse país, Alberto Undurraga Vicuña, para tratar entre outros temas, a respeito do Projeto do Corredor Bioceânico.

Cabe destacar que este projeto, “uma megaobra de integração sul-americana”, esteve na agenda das presidentas da Argentina e do Chile, Cristina Fernández e Michelle Bachelet, em sua última reunião, pelo que segundo meios argentinos, espera-se que seja ratificado o projeto que permitirá uma vinculação direta com a saída ao Pacífico, uma oportunidade comercial, empresarial e turística importante para vários países.

Uma das promotoras deste encontro é a parlamentar argentina Laura Montero, quem comentou que nesta Comissão “confiamos em consolidar a estratégia de vinculação territorial para o fortalecimento dos países latinoamericanos em seu conjunto”, ademais “Chile é um protagonista importante no desenvolvimento do corredor bi-oceânico Mercosul, o qual é fundamental para potenciar o comércio intrazona, como assim também melhorar as vias de comunicação vinculando os oceanos Atlântico e Pacífico”, opinou a parlamentar.

Por sua vez, a parlamentar paraguaia Mirtha Palacios comentou a importância de continuar avançando no tema do corredor, já que “que facilitaria a livre circulação de veículos para transporte e mercadorias, que abarca desde Bolívia e passa por todos os países do MERCOSUL até o Chile”.

Do mesmo modo, neste encontro conversarão sobre o Plano de Ação Estratégica 2012-2022 do Conselho Sulamericano de Infraestrutura e Planejamento (COSIPLAN) da UNASUL e sobre a Metodologia de Prevenção e Gestão de Riscos de Catástrofes na Infraestrutura.

A Comissão de Infraestrutura que assistirá a esta reunião estará presidida pela parlamentar paraguaia Mirtha Palacios, e estará acompanhada pelos parlamentares Laura Montero (Argentina), José Alfredo Ureña (Venezuela), Júlio Campos (Brasil), Ricardo Canese e Zacarías Vera Cárdenas (Paraguai).

A próxima reunião desta Comissão será no dia 9 de junho, data pautada para a Sessão Plenária e Mesa Diretora do Parlamento do MERCOSUL. Após esta reunião, segundo o calendário de atividades de 2014 da Comissão, se daria continuidade com a visita à Organização Latino-americana de Energía (OLADE) na cidade de Quito e as discussões sobre o Observatório Energético.

PARLASUL/ma-pb-as