Parlamentares do PARLASUL recebem relatório sobre Caso Dioxitek

Nesta última segunda-feira, dia 12 de maio, logo de terminada a Mesa Diretora, se reuniu a Comissão de Desenvolvimento Regional Sustentável, Ordenamento Territorial, Habitação, Saúde, Meio Ambiente e Turismo do Parlamento do MERCOSUL, presidida pelo parlamentar brasileiro João Ananias.

O parlamentar argentino Agustín Portela, apresentou um relatório à Comissão sobre a audiência cidadã na cidade de Formosa-Argentina, Caso Dioxitek, demonstrando sua preocupação pelos danos ambientais. Igualmente o parlamentar declarou a um meio argentino que “preocupa que se resolvam temas que afetam à vida de toda a cidadania à sua revelia (pelas costas), que não se informe sobre questões vitales. Estamos falando de posíveis danos ambientais, à saúde, dano às gerações presentes e futuras de várias províncias da Argentina e até de um país vizinho, por isso é fundamental uma urgente resposta a este pedido e que se atúe com a transparência pertinente no futuro”, remarcou Portela.

Igualmente, se avançou na criação de duas subcomissões de trabalho, a de Ordenamento Territorial, Turismo e Habitação, que estará integrada pelos parlamentares Roberto Aquino, Tabaré Viera, Agustín Portela e Esteban Pérez; e a segunda subcomissão de Saúde e Meio-Ambiente, que está composta pelos parlamentares Roberto Conde, Loidy Herrera, Sandra Giménez e Luis Sarubbi.

Cabe destacar que uma das principais discussões esteve marcada pela proposta de internalização dos Protocolos Adicionais ao Acordo de Transporte Fluvial pela Hidrovía Paraguai-Paraná e a implementar o uso de energía renovável na futura sede do Parlamento do MERCOSUL.

Dessa forma, continuarão profundizando nas temáticas de incorporação de políticas públicas para a implementação de medidas de controle e prevenção do dengue nos Estados Partes; a criação de uma Comissão Especial para analisar a situação do uso e tráfico de drogas; um acordo para a adoção integrada de mecanismos de controle de poluição por motocicletas e veículos similares; e a conservação de terrenos naturais.

Esta Comissão está constituída pelos parlamentares argentinos Agustín Portela, Sandra Gimenez e Oscar Castillo; os brasileiros João Ananias, Antonio Carlos Mendes Thame e Wellington Fagundes; os paraguaios Alberto Aquino e Luis Sarubbi; os uruguaios Roberto Conde e Tabaré Viera Duarte; e os venezuelanos Loidy Herrera e Esteban Pérez.

A próxima reunião desta Comissão está pautada para o próximo dia 9 de junho em Montevideú em horas da manhã, data na qual também estão agendadas uma nova reunião da Mesa Diretora e a XXX Sessão Plenária.

PARLASUL/ma-pb-as