Comissão Parlasul discutirá a política de saúde e acordo Hidrovia Paraguai-Paraná

A Comissão de Desenvolvimento Regional Sustentável, Ordenamento Territorial, Habitação, Saúde, Meio Ambiente e Turismo do Parlamento do Mercosul irá reunir-se na segunda-feira, 12 de Maio, às 14:30, na Sala B do Edifício Mercosul , onde será ratificado o parlamentar brasileiro João Ananias como presidente dessa comissão. Nessa reunião será apresentado um relatório sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio das Nações Unidas - " Melhorar a Saúde Materna ".

Também discutirão sobre vários assuntos pendentes desde 2011 , que vão desde a incorporação de políticas públicas para a implementação de medidas de controle e prevenção da dengue nos Estados Partes ; a criação de uma comissão especial para analisar a situação do uso e tráfico de drogas; um acordo para a adoção de mecanismos de controle de poluição integrados para motocicletas e veículos similares.

Igualmente, revisarão as propostas referentes a internalização dos Protocolos Adicionais ao Acordo de transporte fluvial pela Hidrovia Paraguai-Paraná e a criação de uma Comissão Especial de trabalho para a reconstituição do bosque Atlântico do Alto Paraná.

O parlamentar argentino Agustin Portela, apresentará um relatório sobre a Audiência Cidadã "Os direitos humanos e a contaminação ambiental. Caso Dioxitek" e a Dr. Mariela Larrandaburu , do Ministério da Saúde Pública do Uruguai comunicará sobre as políticas em saúde no âmbito do MERCOSUL.

Esta Comissão está integrada pelos parlamentares argentinos Guillermo Carmona e Omar Angel Perotti; do Brasil, João Ananias, Antonio Carlos Mendes Thame e Wellington Fagundes; do Paraguai, Alberto Aquino e Luis Sarubbi; do Uruguai, Roberto Conde e Tabaré Viera Duarte; e os venezuelanos Marleny Contreras e Esteban Pérez.

Parlasul/ma-rr-as