PARLASUL pedirá informações à Argentina sobre usina nuclear na fronteira com Paraguai

Nesta última segunda-feira, 28 de abril, a Comissao de Infraestrutura, Transporte, Recursos Energéticos, Agricultura, Pecuária e Pesca do Parlamento do MERCOSUL, presidida pela Parlamentar paraguaia Mirtha Palacios Melgarejo, se reuniu em Buenos Aires, no que foi a primeira reunião do ano, após a sua conformação na última Sessão Plenária.

Foi aprovado a criação de 2 (duas) subcomissões de trabalho: Subcomissão de Transporte e Recursos Energéticos, e a Subcomissão de Pesca, Agricultura e Pecuária.

Durante a reunião, também se aprovou a proposta de Disposição pela qual se solicita à Secretaria de Energia da República Argentina as informações relativas à instalação de uma usina processadora de urânio e eventual instalação de um reator nuclear na cidade de Formosa, Argentina, e com base nisso, a realização de uma Audiência Pública sobre o tema.

O Parlamentar paraguaio Ricardo Canese, autor da proposta, considerou que “é um passo importante do Parlasul e especialmente da Comissão de Infraestrutura, responder rapidamente a uma inquietude cidadã, como é contar com toda a informação sobre a instalação da citada usina processadora de urânio em Formosa e, com base nisso, ter uma posição que oportunamente se decidirá no plenário”. De acordo com Canese, o líder da Delegação argentina, Parlamentar Guillermo Carmona, se comprometeu que tal informação estará disponível antes do dia 9 de junho, quando se prevê uma próxima reunião da Comissão e do Plenário do Parlasul.

“Além disso, a Comissão considerou oportuno que se realizem audiências públicas em Pilar (Paraguai) e Formosa (Argentina), com base na informação que subministre o governo argentino, segundo a proposta apresentada ao plenário no último dia 7 de abril junto à colega Amanda Nuñez”, recordou Canese.

Por outro lado, a Parlamentar argentina Laura Montero realizou uma apresentação sobre o Corredor Bioceânico Central. Ao mesmo tempo, o Parlamentar Rubén Uñac, antecipou a apresentação ante o Parlamento do Mercosul, do projeto "Túnel de Água Negra". A Presidenta da Comissão remarcou que no próximo 19 de maio se reunirão com o Ministro de Obras Públicas do Chile, Alberto Undurraga Vicuña para continuar a discussão sobre o Corredor Bioceânico MERCOSUL, “que facilitaria a livre circulação dos veículos e mercadorias desde Bolívia, por todos os países do MERCOSUL, até o Chile”.

A Comissão também instalou e conformou o Observatório Energético do Parlamento, integrado por: Argentina - Laura Montero (Titular), Agustín Portela (Suplente); Brasil - Júlio Campos (Titular), Ana Amelia Lemos (suplente); Paraguay - Ricardo Canese (Titular), Mirtha Palacios (suplente); Uruguay - Daniel Peña (Titular), Susana Pereyra (suplente); Venezuela - Jesús Faria (Titular).

Resolveu-se coordenar atividades com a Comissão de Integração Energética Regional (CIER), e reativar a Comissão de Coordenação com o FOCEM, no âmbito da Comissão de Infraestrutura.

A Parlamentar Mirtha Palacios informou que “já se criou a agenda tentativa das próximas reuniões tanto dentro como fora do Parlamento, seminários ou conferências nos temas de piscicultura e agricultura familiar em Caracas, no dia 3 de novembro”, asseverou.

Participaram da reunião em Buenos Aires, por Paraguai: Mirtha Palacios, como Presidenta da Comissão, Ricardo Canese e Zacarías Vera; de Venezuela, os parlamentares Jesús Faria, como Vice-presidente da Comissão, e José Alfredo Ureña; de Argentina os parlamentares Guillermo Carmona, Chefe da Delegação Argentina, Laura Montero, Agustín Portela e Rubén Uñac; de Brasil, os parlamentares Ana Amelia Lemos e Júlio Campos; e de Uruguai, os parlamentares Susana Pereyra e Daniel Peña.

PARLASUR/rr