Nesta segunda-feira, 28 de abril, se reuniu o Conselho de Representantes do Observatório para a Democracia, na cidade de Montevidéu, presidida pelo Parlamentar Rubén Martínez Huelmo, onde foi aprovada a conformação provisória de um corpo técnico e administrativo facultado para a elaboração de um programa de trabalho para o ano de 2014.
Ademais, os parlamentares discutiram as atuais competências e alcances das atribuições do Observatório, previstos no Regimento. “Em 30 dias serão apresentadas as propostas de emendas ao regimento e se enviará à Mesa Diretora para que logo seja revisada na Sessão Plenária”, expressou o Presidente do Parlamento Rubén Martínez Huelmo.
Por outro lado, o Presidente da Delegação paraguaia Alfonso González Núñez comentou que com essa reunião “foi possível avançar muito”. Foi elaborado um calendário das atividades eleitorais deste ano e será remitida uma notificação da instalação aos cinco Chanceleres dos países membros e aos Organismos Eleitorais, buscando que cada delegado seja legitimado como observador antes as eleições nos países.
Cabe destacar que o Observatório da Democracia é o braço executor das atividades do MERCOSUL em matéria de preservar a qualidade democrática, conforme estipulado no Protocolo de Ushuaia. “O fator democrático e os direitos humanos são chaves no desenvolvimento do MERCOSUL e do Parlamento, o que é vital para nossa América Latina”, expôs Martínez Huelmo.
As delegações estiveram integradas pelos Parlamentares Carlos Raimundi e Salvador Cabral, da Argentina; Dr. Rosinha, do Brasil; Alfonso González Núñez, Antonio Attis, Cresencio Cáceres e Alberto Aquino, do Paraguay; Blanca Eekhout, Saúl Ortega e Edgar Zambrano, da Venezuela.
Bolivia dentro do Observatório da Democracia
Ponto importante da reunião foi o tratamento do ingresso da Bolívia como integrante do Conselho, já que se encontra em processo de adesão como membro pleno do MERCOSUL, pelo que poderá participar nas próximas reuniões do Observatório da Democracia, sinalizou o parlamentar Dr. Rosinha, representante pelo Brasil.
PARLASUR/ma-rr-as