Assunção, 7 de março de 2014. -O Presidente da Delegação Paraguaia no Parlasul, Parlamentar Alfonso González Núñez, manifestou que “É um fato histórico para nosso país que o Parlamento do Mercosul incorpore nossa língua Guarani como idioma oficial tanto para o uso nas Sessões como os documentos emanados do órgão. O guarani forma parte da nossa identidade como povo, é um idioma que se fala em vários países, como Argentina, Brasil, Bolívia e Uruguai, se tornando dessa forma na língua americana más falada na Latino-America”.
O Presidente do Parlamento do Mercosul, o deputado uruguaio Rubén Martínez Huelmo valorou a importância do guarani para a região. “A historia fala claramente que se tentou fazê-la desaparecer e não o conseguiram” é um idioma que não desaparecerá por ser uma língua do povo. Destacou a importância deste fato, e que para este efeito se contratarão tradutores que formarão parte do corpo de tradutores do Parlamento. Também manifestou que buscará retomar o ensino da língua guarani na Faculdade de Humanidades da Universidade da República do Uruguai, como veio se fazendo em anos anteriores.
Por sua parte, a Dra. Ladislaa Alcaraz de Silvero, Ministra de Políticas Linguistas ressaltou o significativo ato, através do qual, um Organismo Internacional como o Parlamento do Mercosul, se torna pioneiro no uso da língua guarani em seus trabalhos. “Com isto o guarani se fará mais forte...”
Participaram do encontro: Parlamentares do Mercosul do Paraguai Miguel González Erico, Ricardo Canese, Zacarías Vera Cárdenas, Eduardo Bernal, Ricardo Canese, Juan Alberto Denis, Concepción Cubas de Villaalta, Miguel Sosa e Mirtha Palacios.
Também participaram o Embaixador do Uruguai, Federico Perazza, o Embaixador da Venezuela, Alfredo Murga Pires, a Embaixadora da Bolívia, Sandra Elizabeth Rodríguez Campoi, o Embaixador da Coréia, Myung Jae Hahn, a Ministra Secretaria da Cultura, Mabel Causarano, o Coordenador da academia da língua guaraní, Amidio Milciades Aquino Arguello, Representante da Vice-Presidência da República, Yolanda Valdez, Representante da Embaixada do Brasil, Thais Valerio de Mesquita – 2da. Secretaria, Representante da Embaixada Argentina, Rodrigo Miranda – 2do. Secretario, Representante do Vice Ministério da Educação Superior Salvadora Gimenez, assim como acadêmicos e outros representantes.