A reunião pautada para as 10h da manhã tem como temas centrais a discussão sobre a composição das comissões permanentes do Parlamento e o calendário de sessões plenárias para o primeiro semestre. Os parlamentares devem discutir ainda a que países caberão as Presidências e Vice-presidências de cada uma das 10 comissões, além da Delegação Externa da EUROLAT (Assembleia Parlamentar Euro-Latinoamericana) e o Observatório da Democracia.
O Presidente do PARLASUL deputado uruguaio Rubén Martinez Huelmo informou que apresentará algumas propostas de audiências públicas, incluindo temas da conjuntura do MERCOSUL para discussão no plenário do Parlamento. “O objetivo é permitir maior diálogo com as organizações sociais e ao mesmo tempo interatuar com organismos dos Estados Partes que estão trabalhando permanentemente no processo de integração”, afirmou Martinez Huelmo.
Segundo Martinez Huelmo, umas das primeiras audiências públicas que será proposta é o apoio do MERCOSUL à soberania argentina sobre as Ilhas Malvinas.
Venezuela
Venezuela por primeira vez participará das discussões da Mesa Diretora e na próxima Sessão Plenária no mês de março deverá eleger seu representante. Integra a Mesa Diretora do Parlasul a senadora Beatriz Rokjes pela Argentina; o senador Roberto Requião pelo Brasil; o parlamentar Tomas Bittar por Paraguay; e o deputado Ruben Martinez Huelmo por Uruguai.