A " EXPO ALADI - Uruguai 2014 " será a maior conferência de macro negócios na América Latina e tem como principal protagonista a pequenas e médias empresas e também proporcionar uma melhor abordagem para as possibilidades de associação, complementaridade, financiamento e conhecimento mais abrangente da preferências e opções oferecidas por vários acordos comerciais depositados na ALADI .
Empresários dos treze países latino-americanos, dez da América do Sul, além de Cuba , México e Panamá, se reunirão de 8 a 10 de Outubro de 2014 , na sede do Laboratório Tecnológico do Uruguai ( LATU ), em Montevidéu, Uruguai, em um espaço propício para estreitar laços de cooperação e comércio que facilitam a realização de negócios e contribuam para a consolidação do nosso processo de integração.
De acordo com o Secretário-Geral da ALADI, Carlos Alvarez, "América Latina precisa fortalecer seu comércio intra -regional que é inferior a 20% , uma taxa menor comparada com outros sistemas de integração no mundo , incluindo a União Europeia". Alvarez também agregou que o comércio intra-regional contribui para a diversificação da matriz produtiva dos países da região e discrimina a favor das pequenas e médias empresas.
Várias autoridades estavam presentes, inclusive o Ministro das Relações Exteriores do Uruguai, Luis Almagro, quem insistiu na necessidade de a América Latina aumentar o seu grau de interconexão e buscar sair da lógica de negócios metrópole – colônia, que ainda prevalece na região.
Já para o Uruguai será uma excelente oportunidade para receber mais um evento internacional de grande porte. A Ministra do Turismo do Uruguai, Lilian Kechichiam , afirmou que em pouco tempo Uruguai contará com mais um centro de convenções , em Punta del Este. "O Uruguai está muito bem posicionado na recepção de eventos e conferências a nível mundial, ocupando o 43° lugar ", disse Kichichiam .