O Presidente do Paraguai Horacio Cartes enviou ao Poder Legislativo de seu país a mensagem do protocolo de adesão da Venezuela para que seja novamente considerado pelos legisladores.
O Poder Executivo enviou esta quinta-feira (5), o Protocolo de Adesão à Câmara de Senadores, e este foi distribuído a três comissões assessoras, entre estas, a comissão de Relações Exteriores, onde estudarão o pedido do Executivo.
Logo se agendará para poder se tratada em uma sessão ordinária. Uma vez aprovada ou rejeitada na Câmara Alta, passa diretamente à Câmara dos Deputados, onde têm o mesmo processo.
O Chanceler Eladio Loizaga ressaltou que a mensagem ao Congresso Nacional faz referencia a que a República do Paraguai com este passo vai ter um papel central no bloco regional “já que uma vez aprovado o Protocolo de Adesão, o Paraguai voltará a ser partícipe no MERCOSUL”, afirmou.
Para o Parlamentar do MERCOSUL Alfonso Gonzaléz Nuñez (Partido Colorado - Paraguai) “há um ambiente muito favorável para que o Protocolo de Adesão da Venezuela esteja aprovado antes da próxima Cúpula de Presidentes do MERCOSUL. Poderia ocorrer já na próxima semana uma meia-sanção por parte da Câmara dos Senadores. E isso significa que imediatamente se enviaria para a Câmara de Deputados onde o Partido Colorado tem maioria própria, então não haveria nenhum inconveniente. Entre os dias 11 e 18 de dezembro poderia se dar a sanção pelo Congresso Nacional e a promulgação pelo Poder Executivo já estaria nesse mês de dezembro. O Presidente Horacio Cartes têm intenção de participar já na próxima Cúpula de Presidentes do MERCOSUL.”