Com a participação de vários Chefes de Estado e de Governo, a inauguração da nova sede do Parlatino se realizou conjuntamente com a XXIII Cúpula Ibero-Americana. A nova sede deste Parlamento é na localidade de Amador, cidade do Panamá, na entrada pacífico do Canal do Panamá.
O Presidente do PARLASUL destacou a importância e a magnitude da obra inaugurada e remarcou que a ocasião foi propicia para revitalizar os laços com os parlamentares dos outros blocos regionais.
Parlatino comemorará 50 anos
Este organismo regional latino-americano comemorará neste próximo ano, os 50 anos de existência, o mais antigo no âmbito interparlamentar da América Latina, destacou Elías Castillo, Presidente do Parlatino.
Em 2005 o Parlatino abriu uma oficina sub-regional em Panamá e em janeiro de 2008 se trasladou de forma definitiva ao Panamá e desde então funciona a sede permanente do Parlamento Latino-americano.
Em 2011 o Governo do Presidente, Ricardo Martinelli, doou o terreno para a construção do edifício a um custo de mais de 10 milhões de balboas e fez importantes contribuições posteriores ao projeto.
O deputado Castillo, primeiro centro-americano em ocupar o posto do Presidente do Parlatino, fez um reconhecimento à Assembleia Popular Nacional da República Popular da China, que aportou o capital inicial, e igual distinção fez ao México e Equador, que fez significativos aportes econômicos e se tem em processo contribuições de outros países.
O deputado Castillo fez menção especial ao ex-presidente do Parlatino, ex-Presidente do Senado da Colômbia e até pouco tempo atrás Secretario Executivo, Dr. Humberto Peláez Gutiérrez.
De igual forma destacou o trabalho do ex-presidente do Parlatino, senador, Jorge Pizarro Soto, hoje presidente do Senado da República de Chile, quem, junto ao também ex-presidente do Conselho Consultivo, Juan Adolfo Singer, contribuíra a fazer realidade o estabelecimento do Parlatino em Panamá.
O deputado Elías Castillo, reiterou o oferecimento de um espaço físico para que em um futuro funcione no recentemente inaugurado edifício a Secretaría da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (CELAC).
“Nada seria mais grato para o Parlatino que poder dar-lhes espaço nesta sede”, declarou o deputado Castillo.
Fontes utilizadas: Página oficial do Parlatino