O Presidente uruguaio, José Mujica, recebeu na Residência Presidencial de Suárez seu colega paraguaio, Presidente Horacio Cartes.
Neste encontro também participaram os chanceleres do Uruguai e do Paraguai, Luis Almagro e Eladio Loizaga, respectivamente.
O Presidente Mujica destacou o mútuo afeto entre ambas as nações e ressaltou que são importantes os ingressos que recebe o Uruguai por parte dos turistas paraguaios. Ao mesmo tempo, indicou que a República do Paraguai é o principal receptor de investimentos no estrangeiro por parte de empresários uruguaios.
Também informou que a chancelaria do Paraguai representará o Mercosul em dezembro no intercâmbio de ofertas entre o bloco sul-americano e a União Européia (UE) para um acordo comercial.
“Os chanceleres acordaram oportunamente que a secretaria do Paraguai nos represente a todos nas negociações com a Europa para eventuais acordos do Mercosul; nos resuma, e tenha a honra de levar este trabalho a cabo da melhor forma possível ante a proposta iminente que esta região vai levar provavelmente a fim de ano a consideração para obter um acordo com a Europa" sentenciou Mujica.
Segundo resenha TELAM, o Chanceler uruguaio, Luis Almagro, assinalou que “Paraguai terá um papel ativo nas negociações com a União Européia na próxima presidência ProTempore” .
Por sua parte, o Presidente Horacio Cartes agradeceu publicamente a presença de José Mujica na sua posse como Presidente constitucional do Paraguai. Destacou a vocação de diálogo do Uruguai e aproveitou para convidar a “apagar todos os bolsões de diferenças conjunturais para que realmente possamos nos abraçar como corresponde entre todos os países da nossa região”
PARLASUL, com informações de TELAM.
(Notícia original em espanhol)