Chanceler brasileiro Luiz Alberto Figueiredo se reuniu com Mujica

O Ministro de Relações Exteriores do governo de Dilma Rousseff viajou para Montevidéu e se encontrou com seu homólogo uruguaio Luis Almagro. Após a conclusão do encontro entre os dois Chanceleres, eles se reuniram com o presidente uruguaio José Mujica, na Torre Executiva.

Ao final da reunião do Chanceler Figueiredo com José Mujica, ambos Ministros realizaram uma conferência de imprensa.

Ressaltaram que na reunião foram tratadas questões bilaterais entre Brasil e Uruguai. Destacaram os importantes avanços em relação as negociações entre o Mercosul e a União Europeia. Ambos Ministros expressaram sua satisfação que nas negociações entre os dois blocos, tanto o Uruguai como o Brasil vêm cumprindo com o cronograma.

Sobre este assunto, recordaram que os países do Mercosul estão avançando na discussão para iniciar o processo sobre a elaboração de uma lista única de ofertas ao bloco europeu, de acordo com o compromisso definido pelos presidentes. Almagro expressou seu desejo de "que os países que ainda não fecharam sua oferta, possam realizá-la na maior brevidade possível". Os Estados Partes do MERCOSUL têm até dezembro de 2013 para apresentar esta lista comum.

Não ficou de fora do diálogo, a posição brasileira de promover um "marco global civil para internet", que busca encontrar uma "governança global para garantir a privacidade e a liberdade dos cidadãos e instituições”, segundo Figueiredo, coincidindo com a postura que Brasil defende nas Nações Unidas .

Além do acordo MERCOSUL-UE e a segurança na Internet, também conversaram sobre a Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (MINUSTAH), Unasul e outras questões bilaterais.

Para escutar o áudio da conferência de imprensa, ver anexo.