O ministro de Relações Exteriores do Brasil, Luiz Alberto Figueiredo, se reunirá na próxima segunda-feira, dia 21 de outubro, no Uruguai com o presidente José “Pepe” Mujica, informou o Governo brasileiro em um comunicado.
O chanceler brasileiro também se reunirá com seu homólogo uruguaio, Luis Almagro, com o objetivo de revisar "os principais temas da agenda bilateral e regional, com atenção especial nos temas relativos ao Mercosul (bloco que estes países integram junto à Argentina, Paraguai e Venezuela) e a Unasul", segundo uma nota da chancelaria brasileira.
De acordo ao comunicado, a relação entre ambas às nações recebeu “um impulso renovado” a raiz do estabelecimento em 2012 do Grupo de Alto Nível (GAN) Brasil-Uruguai.
O GAN desenvolveu iniciativas em matéria de livre circulação de bens e serviços, assim como de pessoas, entre outros aspectos.
O texto também destaca que Brasil é o principal mercado para os produtos uruguaios. Por sua parte, Uruguai é um dos principais investidores no Brasil entre os países da América do Sul.
O comércio bilateral entre os dois países cresceu um 324% entre 2003 e 2012, passando dos 943 milhões de dólares a mais de quatro bilhões de dólares.
Por sua parte, fontes diplomáticas uruguaias indicaram que a visita do chanceler brasileiro “é muito importante para seguir trabalhando e consolidando a agenda bilateral como também a regional. Neste sentido, MERCOSUL e UNASUL são estratégicos para ambos os países, por tanto, avançar conjuntamente na área política, comercial e de participação social é fundamental, além de fortalecer as posições comuns nas negociações com outras regiões e blocos do mundo”.
Em novembro será realizada uma reunião de alto nível para discutir "assuntos de fronteira".
Fonte: PARLASUL com informações de teleSUR-EFE-Xinhua