Comissão do MERCOSUL discutiu sobre processos de doação e transplante em países membros

Os acordos deste encontro, realizado na Casa Amarela Antonio José de Sucre, em Caracas, serão apresentados na XXV Reunião Ordinária de Ministros de Saúde do MERCOSUL e Estados Associados, a se efetuar entre os dias 14 e 18 de outubro, de acordo com o comunicado de imprensa do Ministério para Relações Exteriores da Venezuela.

A Ministra para a Saúde da Venezuela, Isabel Iturria, quem atualmente ocupa a Presidência Pro tempore do Conselho de Saúde do Mercosul, destacou a importância do trabalho conjunto para reduzir de forma significativa a dependência ao tabaco nos países do sul, especialmente na população juvenil. Assim também, deu a conhecer as políticas públicas que se desenvolvem no país ao respeito.

Durante o evento, se analisaram os registros de doadores em cada país, para identificar novos métodos na procura de pessoas dispostas a doar seus órgãos, revisar custos e a capacidade operativa dos laboratórios da região.

Igualmente, foi exposto o plano de trabalho que adianta a comissão sobre boas práticas em procedimentos para a organização e funcionamento dos serviços de transplante de órgãos.

Esta equipe de trabalho, criada em 2006, tem mantido vários encontros virtuais, prévios à jornada desta quinta-feira (26/9), indicou Iturria.

Com informações de Rádio Mundial/Venezuela