Finalizou a Reunião Técnica do Subgrupo 5 Transportes do Mercosul

Finalizou com sucesso a Reunião Técnica Preparatória XLVI do Subgrupo de trabalho Nº 5 “Transportes- Mercosul”. Nas fases técnicas se reuniram o Conselho Permanente de Segurança Vial, o Comitê Ferroviário, o Comitê Marítimo, e o Subgrupo 5 Transportes.

O Representante do Ministério de Transporte e Obras Públicas do Uruguai, José Armendi, integrante das mesas de trabalho do subgrupo Nº5, expressou que se sente bem de estar na Venezuela, na instância do processo de integração com um novo participante que é a Venezuela. “Esperam-nos importantes desafios”, disse.

O delegado do Uruguai, agregou que o subgrupo de trabalho Nº 5 pertence à estrutura institucional do Mercosul, que depende hierarquicamente do Grupo Mercado Comum, e “funciona desde o ano 1991 até a presente data, onde tem se elaborado diferentes acordos em matéria de transporte, que permite facilitar a integração entre os países”, acrescentou.

Neste sentido, as áreas temáticas que envolvem as atividades do grupo N°5 são o transporte terrestre (por rodovias, marítimos e ferroviários).

Também informou que os aspectos importantes da subdelegação do grupo Nº 5 tem sido “a confecção de normas de mercadorias perigosas, pesos, dimensões de veículos e a profissionalização do setor transporte”.

As discussões e negociações sobre os temas estabelecidos nas mesas técnicas se realizaram com o propósito de que os delegados se integrem como uma equipe de trabalho, além de unir esforços e definir os acordos preparatórios, para conseguir o objetivo final que é o fortalecimento como países irmãos.

O Diretor de Planejamento do Ministério de Transporte do Brasil e Coordenação Nacional do Sub- Grupo Nº 5, Francisco Luis Acosta, expressou que se encontram aqui nestas reuniões técnicas preparatórias discutindo os temas de interesse dos transportadores internacionais, especificações de veículos, acordos internacionais de transporte, gestões de seguros, a fim de realizar as plenárias no mês de novembro com o propósito de que o Mercosul seja mais concreto e facilite a integração dos povos membros do Mercado Comum do Sul.

As delegações da Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Uruguai e Peru, conseguiram os objetivos de acordo a agenda programada no marco da Reunião do Ministro do Interior e Segurança e a Reunião de Ministros de Justiça do Mercosul e Estados Associados, que forma parte das Reuniões Especializadas que terão lugar na Venezuela durante o exercício de sua presidência pro-tempore.

Este segundo encontro teve lugar no Salão Naiguatá do Hotel Intercontinental Tamanaco, em Baruta, Estado Miranda, Venezuela.

Na espera da segunda Rodada de Encontros que se realizará na Ilha de Margarita nos dias 4 a 8 de novembro do presente ano, liderada pela reunião de Ministros.

Fonte: Imprensa MPPRIJ/Venezuela