Com a participação de delegações do Ministério de Relações Exteriores da Venezuela e países do Mercosul , como Uruguai, Brasil e Argentina, começou nesta segunda-feira, no Estado de Bolívar, Venezuela, a XXXIX Sessão Ordinária do Foro Consultivo de Municípios , Estados Federados , Províncias e Departamentos do Mercosul ( FCCR ) , organismo do Mercado Comum do Sul , coordenado pelo governador do Estado de Bolívar Francisco Rangel Gomez , que atua como presidente pro tempore do Foro .
A jornada de trabalho pretende seguir organizando idéias e propostas para aprofundar as políticas de integração sul-americana . Foram analisados os avanços dos países membros sobre questões como o tráfico de seres humanos e a incorporação do conceito de hidrovias para o desenvolvimento dos nossos rios , como uma estratégia para a integração dos povos do norte ao sul do Mercosul .
O governador Rangel resumiu as conquistas nos dois primeiros meses da presidência pro tempore , com destaque para a criação da Secretaria Executiva Permanente como um órgão auxiliar do FCCR , a incorporação do site oficial ( www.fccrmercosur.org ), a aplicação de interação social por twitter: @prensaFCCR , entre outras realizações que demonstram uma agenda de trabalho que estabelece as bases para a multiplicação eficaz e eficiente da informação e que permita a manipulação de documentos em tempo real.
Ele ressaltou que este encontro reuniu os governadores , prefeitos , alcaldes, e outros instâncias ligadas aos níveis local e regional de cada um dos países do Mercosul. O mandatário regional reiterou a posição do governo venezuelano e espera o retorno do Paraguai como membro pleno do Mercosul.
Rangel disse que esta reunião do FCCR está enquadrado no movimento pela paz e trouxe à tona a questão Síria . Neste sentido, as delegações internacionais rejeitaram qualquer ação intervencionista e confirmaram a necessidade de manter a via diplomática, buscando a todo custo que não se perca mais nenhuma vida nesse território.
Entre outros assuntos, se discutiu sobre a revisão e ratificação dos nomes dos secretarios titulares e suplentes de cada um dos países que fazem parte do Mercosul , observando que as secretarias correspondentes ao Paraguai serão integradas uma vez que este país decida participar plenamente no Foro Consultivo , lembrando que a vontade da presidência pro tempore do Mercosul , liderado pelo presidente da Venezuela, Nicolas Maduro , ratificou o convite para que o povo irmão do Paraguai possa incorporar-se totalmente após sua suspensão levantada em 15 de agosto.
Rangel informou que segue firme a solicitação para incluir o sexto arco fronteiriço no plano de ação, a fim de impulsionar as relações Brasil - Venezuela. Por sua parte, o embaixador da Argentina na Venezuela, José Vitar disse que o FCCR é um cenário ideal para a integração com uma visão precisa, envolvendo os governos locais ou subregionais que são aqueles mais perto das pessoas.
Por sua vez, Francisco Gutierrez , Prefeito de Quilmes (Argentina), Secretário Executivo da rede Mercocidades e Coordenador do Comitê de Municípios do Mercosul no FCCR, declarou que a integração do MERCOSUL oferece hoje uma visão social muito diferente. "Temos que chegar às questões específicas da vida diária, por isso propusemos uma agenda que tem a ver com a integração fronteiriça, e há uma série de tramites diários em nossas fronteiras que necessitam serem agilizados, e se está buscando agilizar várias leis para propor", acrescentou Gutierrez .
Além disso, a assessora da presidência do Brasil , Paula Ravanelli, apoiou a proposta para o sexto arco fronteiriço e disse que os dois países têm feito grandes esforços para dar mais vida à fronteira, colocando agora a ênfase no social, como foi proposto pelo ex-presidente Hugo Chávez.
O Foro Consultivo de Municípios, Estados Federados, Províncias e Departamentos do Mercosul promove a cooperação entre os países para o bem-estar de seus povos , fortalecendo os laços de integração, gerando o aumento da participação de setores sociais de cada país no processo de integração regional, promovendo a integração dentro do Mercosul no âmbito municipal, estadual, provincial e departamental, colaborando com a construção de uma identidade cívica regional.
Fonte: Imprensa FCCR
Foto: Imprensa FCCR