Ministérios do Interior do MERCOSUL debatem sobre delitos transnacionais

A primeira rodada de encontros técnicos preparatórios da XXXIV Reunião de Ministros do Interior pertencentes ao Mercado Comum do Sul (Mercosul) e a XL Reunião de Ministros de Justiça do Mercosul e Estados Associados, começou esta segunda-feira (2) en Caracas, com o Seminário sobre Trata de Pessoas.


O Ministério para as Relações Interiores, Justiça e Paz da Venezuela informou em comunicado de imprensa que a sessão de inauguração será presidida pelo titular desta dependência, Miguel Rodríguez Torres.

O evento terá lugar no Hotel Tamanaco de Caracas e contempla a realização de fóruns, seminários, comissões técnicas, grupos de trabalho especializados, com a finalidade de iniciar as discussões e negociações sobre os temas estabelecidos e que serão elevados posteriormente para consideração dos Ministros durante a segunda rodada a se realizar na Ilha de Margarita no dia 8 de Novembro deste ano de 2013.

Para este primeiro encontro se espera que assistam as delegações dos países da Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Uruguai, Paraguai e Peru. A abertura da programação prevê a apresentação de uma conferência sobre o delito de Trata de Pessoas e o Seminário Internacional de Modelos e Regulação sobre Uso da Força na Ação Policial.

As reuniões preparatórias estarão distribuídas em 12 grupos de trabalho e cada um deles responde a uma agenda tentativa. Entre os temas que serão discutidos figuram: Acordo Migratório do Mercosul, Trata de Pessoas, Segurança em Eventos de Futebol, Seguimento e Difusão do Sistema de Intercâmbio de Informação de Segurança no Mercosul, Delitos Cibernéticos, entre outros.

Fonte: AVN.