Representação Brasileira promove debate sobre Educação e Desenvolvimento no MERCOSUL durante o III CEPIAL

Para o senador Requião, a realização do CEPIAL é importante para enriquecer as trocas entre no campo da educação e da cultura no Mercosul. “A economia é o motor da integração. Mas não é sua única dimensão. A política, a cultura e a educação cimentam e humanizam a integração”, explica o presidente da Representação Brasileira no Parlasul.

Para a mesa de debates promovida pela Comissão de Educação do Senado Federal estão confirmadas as presenças: senador Roberto Requião – presidente da Representação Brasileira e da Comissão de Educação no Senado; presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, deputado Newton Lima; senadora da República Argentina, Laura Montero; deputado representante da República do Paraguai no Parlamento do Mercosul e Secretário Internacional do movimento Tekojoja, Ricardo Canese; vice-presidente da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul, deputado Dr. Rosinha; deputado federal Ângelo Vanhoni, que relatou o PNE na Câmara dos Deputados; presidente da Comissão Parlamentar do Mercosul e Assuntos Internacionais da Assembleia Legislativa do Paraná, Deputado Estadual Professor Lemos.

Nesta quinta-feira, 19, está programada uma mesa de debates da Representação Brasileira no Parlasul para o tema “Crise, Estado e Desenvolvimento: Desafios e Perspectivas para a América do Sul”. O evento acontece na Assembleia Legislativa do Paraná.

O tema da mesa “Crise, Estado e Desenvolvimento: Desafios e Perspectivas para a América do Sul” origina de um ciclo de debates realizados pela Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul, que aconteceu no Congresso Nacional, em três audiências públicas realizadas no final de maio e início de junho de 2012. Durante as audiências presididas pelo senador Roberto Requião, autoridades e especialistas em economia e política apontaram aspectos nacionais que favorecem o desenvolvimento econômico e social, através de abordagens críticas que comprovaram a necessidade de fortalecimento do MERCOSUL para a integração regional e o desenvolvimento da América Latina. Participaram das audiências o embaixador Samuel Pinheiro Guimarães, Carlos Lessa, Mauro Santayana, Ciro Gomes, Márcio Henrique Monteiro de Castro, José Carlos de Assis, Dércio Garcia Munhoz e João Sicsú. Houve grande participação do público através de perguntas enviadas aos palestrantes pelas mídias sociais e pelo Alô Senado – em conjunto com a transmissão ao vivo pela TV Senado.

Reconhecimento de Diplomas no MERCOSUL

Antecedendo a mesa de discussões promovida pela Representação Brasileira, nesta quarta-feira (18) os parlamentares membros também marcam presença no debate sobre o Plano Nacional de Educação (PNE). Esta mesa de debates realizada na Assembleia Legislativa do Paraná conta com a presença do senador Roberto Requião (presidente da Comissão de Educação do Senado) e do deputado Newton Lima (presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados); também presentes as autoridades e especialistas em educação do Estado do Paraná.

O CEPIAL reúne movimentos sociais, acadêmicos e autoridades governamentais com objetivo de discutir e avaliar demandas da educação na América Latina, considerando-se a diversidade cultural, econômica e social , de maneira que promova a integração dos povos. A abertura Cultural aconteceu neste domingo (15) e a abertura acadêmica foi realizada nesta segunda-feira (16) no Teatro Guaíra.

Fuente: Assessoria de Imprensa da Representação Brasileira no Parlamento do MERCOSUL