O Parlamentar do MERCOSUL fez especial ênfase na posse dos 37 Parlamentares do Brasil e informou que se prevê que para março de 2012 assumam os 26 Parlamentares da Argentina.
Martínez Huelmo ressaltou também a realização da Sessão Plenária da Assembleia Parlamentaria Euro-Latinoamericana (EUROLAT), celebrada em maio em Montevidéu e também destacou os avanços na construção da Sede do Parlamento do MERCOSUL. Também remarcou que se prevê para o próximo ano de 2012 se realizem avanços para obter uma visibilidade pública maior do PARLASUL e com isso também lograr um fortalecimento institucional do mesmo.
O Vice-Presidente destacou a necessidade do ingresso da Venezuela como Estado Parte do MERCOSUL e o retorno de seus Parlamentares nos foros do Parlamento do bloco e informou que durante o primeiro semestre de 2012 se apresentará uma proposta de orçamento para o exercício de do referido ano.
Malvinas e Sarkozy
Martínez Huelmo se expressou a respeito da situação das Ilhas Malvinas com a recente aprovação da Recomendação Nº01/11 “Solução Pacífica para o Problema das Ilhas Malvinas” por parte do PARLASUL:
-"O Parlamento por unanimidade, como já tem feito em inúmeras oportunidades no passado, se afiliou a ratificar uma solução pacífica para o problema das Ilhas Malvinas. E esta é una constante do Parlamento, em que nós rejeitamos a constituição europeia, onde trata às Ilhas Malvinas como um território colonial, insular da UE. Quando em realidade, nós todos sabemos que este foi um ato de pirataria que aconteceu em 1833 e que devemos ademais, considerá-lo um território insular da nossa América."
Ressaltou também a aprovação da Declaração Nº02/11 onde o PARLASUL, rechaçou as expressões do Presidente francês, Nicolás Sarkozy.
Também participaram os Parlamentares Ignacio Mendoza Unzaín do Paraguai, Presidente do PARLASUL, e o Parlamentar José Stédile de Brasil.
No dia de amanhã, terça-feira 20 de dezembro, o Presidente do PARLASUL, Ignacio Mendoza Unzaín fará uso da palavra durante a Cúpula de Presidentes do MERCOSUL.