Com a participação de cerca de 50 alunos do nível médio de diversas cidades, como Benito Juárez e Quilmes (Buenos Aires), Monte Caseros (Corrientes) e Cidade Autônoma de Buenos Aires, se realizou o I Modelo Inter-escolas do Parlamento do MERCOSUL, "Mi Parlasur" nas dependências da Câmara dos Deputados da Argentina.
A atividade esteve organizada por "Identidad MERCOSUR", um projeto criado com o objetivo de gerar na juventude um compromisso com a integração latino-americana, no marco do Programa Nacional de Voluntariado Universitário promovido pelo Ministério da Educação da República Argentina, com a colaboração da Unidade de Enlace com o Parlamento do MERCOSUL da Câmara dos Deputados.
Pela manhã se realizaram dois painéis abertos onde participaram Ana Clemente, Vice-decana da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Buenos Aires; Mariana Vázquez, Diretora de "Identidad MERCOSUR"; Damián Paikin, Coordenador de "Identidad MERCOSUR"; Luis Seara, Diretor da Unidade de Enlace; Ignacio Balard e Victoria Colombo, do Ministério da Educação; e Matías Pontorero, do Ministério da Agricultura. Além das boas-vindas aos jovens, os painelistas ressaltaram a importância dessa jornada para contribuir a formar uma cidadania regional.
Os voluntários de "Identidad MERCOSUR" haviam realizado, previamente, uma experiência de formação e informação sobre o processo de integração regional do MERCOSUL nas escolas que participaram da atividade durante o transcurso do ano.
"Mi Parlasur" no Congresso
Logo de uma breve visita guiada ao recinto da Câmara dos Deputados e ao "Salón de los Pasos Perdidos", se iniciou o jogo de simulação propriamente dito.
Para começar, um integrante de cada partido político (cada delegação das escolas representou a um partido regional) deu um discurso ao Plenário onde expuseram suas opiniões a respeito dos temas da jornada, que giraram em torno da noção de cidadania regional e ao papel que jogam as fronteiras nestes processos.
Após o almoço, os estudantes se dividiram em três comissões (Meio Ambiente e Infra-estrutura; Trabalho e migrações; Educação e Saúde), nas quais se discutiram possíveis emendas ao projeto de recomendação elaborado previamente pelos integrantes de "Identidad MERCOSUL". Com base nas discussões, os participantes tiveram que negociar para que as emendas propostas chegassem à discussão no Plenário.
Por último, no Plenário os partidos regionais discutiram sobre o projeto apresentado com suas modificações e se submeteu a votação de todos os parlamentares.
A experiência mostrou o alto grau de compromisso dos alunos do país com o processo de integração, que já cumpriu 20 anos. Os bons resultados deste primeiro Modelo incentivam a continuar por esse caminho.
Fonte: Unidade de Enlace com o Parlamento do MERCOSUL - Câmara dos Deputados da Argentina.