Parlamentares brasileiros discutem propostas de modificação do Regimento Interno do Parlasul

A reunião está marcada para dia 04 de outubro, Plenário 19, da Ala Senador Alexandre Costa, Senado Federal, às 14h30. A apresentação das propostas será coordenada pelo Vice-Presidente da Representação, Deputado Antônio Carlos Mendes Thame, e apresentada pelos consultores legislativos Dr. Francisco Eugênio Arcanjo e Dra. Maria Cláudia Drummond.

A iniciativa de modificar o Regimento Interno do Parlamento do MERCOSUL (Parlasul) é um dos temas essenciais para a retomada das atividades no Legislativo Regional. Deste modo, o senador Roberto Requião, presidente da delegação do Brasil, convoca os membros brasileiros da representação para discussão aprofundada das propostas.

Os parlamentares e assessores conversarão sobre a reforma do regimento no Parlasul com os consultores legislativos do Senado Federal, Dr. Eugênio Arcanjo e Dra. Maria Cláudia Drummond, às 14h30, no plenário 19, Ala Alexandre Costa.

Entre os principais tópicos abordados na proposta de reforma pelo grupo técnico e pelo Brasil, estão: Competências e quórum para decisão na Mesa Diretora; quórum para abertura de reunião de Comissão; quórum para abertura de sessão de Plenário; definição dos órgãos que adotam decisão por votação; definição de quóruns para decisão de acordo com a proposição quóruns; quóruns para decisão em requerimentos. Das propostas exclusivas do Uruguai: inclusão direta de propostas do item na Ordem do Dia por delegação e diminuição de número de assinaturas para inserir tema na Ordem do Dia.

O senador Requião estará ausente na ocasião, sendo o coordenador dos trabalhos o deputado Antônio Carlos Mendes Thame, vice-presidente da mesa.

Reprodução autorizada desde que mencionada a "Representação Brasileira no Parlamento do MERCOSUL"