Na ocasião, eles discutiram a necessidade de fortalecer o Parlamento do MERCOSUL, atribuindo-o de mais competências legislativas e de controle. Ademais trocaram opiniões sobre a proposta de modificações introduzidas ao Protocolo Constitutivo do Parlamento do MERCOSUL, a fim de que o organismo parlamentar possa ter maior funcionalidade. "A principal modificação seria a de estender o período de transição até 2014 para que os países possam eleger seus Parlamentares de forma direta", expressou o Parlamentar González Núñez.
"Fortalecer o Parlamento do MERCOSUL é de vital importância para o processo de integração já que o Parlamento a caixa de ressonância dos povos, o equilíbrio entre os poderes e a genuína expressão da democracia. Não se pode avançar na integração com um parlamento débil e sem um Tribunal do MERCOSUL, que garante aos cidadãos o cumprimento dos tratados. "Trabalhamos por um MERCOSUL ampliado e solidário", manifestou o parlamentar Gonzalez Núñez.
Quanto à ordem bilateral manifestaram que a hidrovia Paraguai - Paraná é o futuro da nossa região, portanto, seu uso deve ser melhorado. Também concordaram pela reativação do URUPABOL, "a integração de pequenos países com base em uma agenda comum é necessária, sendo o MERCOSUL um destino para nós."
El Presidente "Pepe" Mujica agradeceu a visita dos Parlamentares do MERCOSUL, e solicitou que estas reuniões sejam realizadas com mais freqüência. Ademais, ratificou seu apoio ao Parlamento do MERCOSUL.