Reunião do Grupo Parlamentar União Europeia - MERCOSUL realiza-se no marco da EUROLAT

A reunião começou com as palavras do Diretor da Secretaria do MERCOSUL, Dr. Augustín Colombo Sierra; do Presidente do Parlamento do MERCOSUL, Dr. Igancio Mendoza; do Copresidente do Parlamento Europeo, o Sr. José Igancio Salafranca Sánchez Neyra, e pelo Embaixador Permanente ante ALADI e MERCOSUL, Alejandro Hamed Franco.

Estiveram presentes também os Membros da EUROLAT, pelo Parlamento do MERCOSUL Angel Ramón Barchini, José Bayardi, Gustavo Borsari, Alberto Curiel, Mercedes González Villalba, Dr. Rosinha, Mariano West; representando o PARLATINO, Carlos Baraibar, Sonia Escudero; e pela delegação dos Parlamentares Europeus, Luis Yanez Barnuevo García, Jean Pierre Audy, Luis Manuel Capoulas Santos, Edite Estrela, Catherine Gréze, Jurgen Klute, Rdoi Krsta Tsagaropoulou, Antonín Sánchez Presedo e Oldrich Vlasák.

Ademais estiveram presentes os Embaixadores Permanentes ante ALADI e MERCOSUL; pelo Brasil, Regis Percy Arslanian; pela Argentina, Daniel Raimondi, e pelo Uruguai Gonzalo Rodríguez Gigena.
Dentre os principais assuntos debatidos destacaram-se os de ordem econômica, social, política, cultural, e ambiental.

No que tange as relações econômicas, ambas as partes remarcaram a necessidade de uma ação concertada para enfrentar as assimetrias entre ambos os blocos, e mostraram comprometimento com relação ao fim do protecionismo, condição vital para uma acordo de cooperação bilateral.
As delegações reafirmaram a importância do diálogo político entre as duas regiões, no que diz   espeito às questões econômicas, no que tange a questão da agricultura dos blocos. 

Durante a reunião também foi analisadas questões relativas à imigração, tendo em vista o comprometimento de ambas as partes em dar continuidade ao debate acerca de tal questão.


Os Parlamentares reafirmaram o comprometimento da União Européia e MERCOSUL para levar a diante os objetivos e prioridades comuns.


Neste contexto, ambas as Partes assumiram o compromisso de dar continuidade aos compromisso assumidos sobre as Negociações do Acordo de Associação Estratégica UE-MERCOSUL, realizada em novembro passado, na cidade de Cuenca, Equador. Em tal ocasião, foi definido o compromisso com a integração birregional como condição necessária para potencializar e alcançar o desenvolvimento sustentável através de uma cooperação recíproca, com justiça social, respeitando a diversidade cultural, soberania e a autodeterminação de seus povos.


Ademais, destacaram a necessidade de reforçar as relações entre os blocos, relevando a importância das relações entre o MERCOSUL e a União Européia, no marco de seus laços históricos, valores culturais, vínculos políticos e comerciais.